Facebook Img Logo
Mais lidas
Geral

Conselho decreta tombamento de quatro áreas em Ribeirão Preto

.

RIBEIRÃO PRETO, SP - O Conppac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural) de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) definiu quatro novos espaços como patrimônios históricos e culturais do município.
Por meio de decreto, ficam preservados o Quarteirão Paulista e a antiga estação ferroviária do Barracão -já tombados pelo Estado por meio do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico)-, o palácio Rio Branco e a praça Coração de Maria.
O Quarteirão Paulista é um complexo arquitetônico no centro da cidade formado pelo Theatro Pedro 2º, o Centro Cultural Palace e o Edifício Meira Júnior -onde funciona a choperia Pinguim.
Já a praça Coração de Maria, na Vila Tibério, foi construída no final do século 19 e é um ponto de referência do bairro. O palácio Rio Branco, sede da prefeitura, foi inaugurado em 1917 e sua construção foi inspirada na arquitetura da Prefeitura de Paris.
Com o tombamento, os imóveis ficam protegidos contra reformas e demolições que possam alterar suas arquiteturas originais. O tombamento também fornece subsídios para o pleito de verbas dos governos federal e estadual destinadas a restauros de patrimônios históricos.
Atualmente, a Prefeitura de Ribeirão Preto busca recursos para a restauração do palácio, que não passa por reformas desde o início dos anos 1990.
A verba necessária é de R$ 1,5 milhão a R$ 2 milhões. A restauração prevê a troca dos sistemas elétrico e hidráulico, e do assoalho, pintura e reforma do telhado, uma das prioridades devido ao mau estado de conservação.




O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.

mais notícias

Últimas de Geral

×

Newsletter

Conteúdo direto para você:

Quero Receber