MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Conselho decreta tombamento de quatro áreas em Ribeirão Preto

RIBEIRÃO PRETO, SP - O Conppac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural) de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) definiu quatro novos espaços como patrimônios históricos e culturais do município. Por meio de decreto, ficam preservados

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 01.01.2015, 11:43:36 Editado em 27.04.2020, 20:04:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

RIBEIRÃO PRETO, SP - O Conppac (Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural) de Ribeirão Preto (a 313 km de São Paulo) definiu quatro novos espaços como patrimônios históricos e culturais do município.
Por meio de decreto, ficam preservados o Quarteirão Paulista e a antiga estação ferroviária do Barracão -já tombados pelo Estado por meio do Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico Arqueológico, Artístico e Turístico)-, o palácio Rio Branco e a praça Coração de Maria.
O Quarteirão Paulista é um complexo arquitetônico no centro da cidade formado pelo Theatro Pedro 2º, o Centro Cultural Palace e o Edifício Meira Júnior -onde funciona a choperia Pinguim.
Já a praça Coração de Maria, na Vila Tibério, foi construída no final do século 19 e é um ponto de referência do bairro. O palácio Rio Branco, sede da prefeitura, foi inaugurado em 1917 e sua construção foi inspirada na arquitetura da Prefeitura de Paris.
Com o tombamento, os imóveis ficam protegidos contra reformas e demolições que possam alterar suas arquiteturas originais. O tombamento também fornece subsídios para o pleito de verbas dos governos federal e estadual destinadas a restauros de patrimônios históricos.
Atualmente, a Prefeitura de Ribeirão Preto busca recursos para a restauração do palácio, que não passa por reformas desde o início dos anos 1990.
A verba necessária é de R$ 1,5 milhão a R$ 2 milhões. A restauração prevê a troca dos sistemas elétrico e hidráulico, e do assoalho, pintura e reforma do telhado, uma das prioridades devido ao mau estado de conservação.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Conselho decreta tombamento de quatro áreas em Ribeirão Preto"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!