Geral

Ponte do DER sobre o Rio Chopim está na fase final

Da Redação ·

As obras para a construção da ponte sobre o Rio Chopim, na PR-459, entre Clevelândia e Mangueirinha, no Sudoeste do Estado, estão na fase final, informa o Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Os trabalhos devem ser concluídos dentro de poucas semanas, quando a nova ponte, em estrutura de concreto, reivindicação antiga dos produtores da região, será liberada para a circulação de veículos.

continua após publicidade

Com 200 metros de extensão, a ponte substituirá a balsa que atualmente opera entre as duas margens do rio Chopim, para atender a demanda local de transporte. Segundo o DER, a obra vai aumentar a comodidade da população, limitada hoje pelo sistema de embarcação que faz a travessia do rio.

continua após publicidade

O governo do Estado investiu R$ 8,4 milhões para viabilizar a nova estrutura viária, a qual deverá contribuir para o desenvolvimento das atividades agrícolas e comerciais nos municípios abrangidos, em especial o distrito de São Pedro, em Mangueirinha, onde a ponte foi implantada.

continua após publicidade

A expectativa é que, a curto e médio prazo, a obra intensifique o movimento de cargas e passageiros, aumentando inclusive a oferta de empregos, de acordo com estimativa do DER. Os custos de transporte e de viagem serão menores e já existe a perspectiva de aumento no fluxo de veículos, com grandes benefícios para a população e a economia regional.

O DER ressalta ainda que a ponte servirá para integrar eixos rodoviários importantes para a região. A PR-459, onde se localiza a ponte, é de fundamental importância para a conexão da BR-280 às PRs-449 e 459, viabilizando um novo corredor viário para os produtores, comerciantes e moradores locais. Além disso, a nova estrutura viária deve atrair mais investimentos para a região.