Geral

Atlantis faz seu último pouso e finaliza a era dos ônibus espaciais

Da Redação ·
 Atlantis faz seu último pouso e finaliza a era dos ônibus espaciais
fonte: Divulgação
Atlantis faz seu último pouso e finaliza a era dos ônibus espaciais

O ônibus espacial Atlantis pousou na Terra em segurança na manhã dessa quinta-feira (21) depois de permanecer praticamente 13 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês), segundo a Nasa.

continua após publicidade

O desembarque ocorreu por volta das 06h57 (horário de Brasília) no Centro Espacial Kennedy, na Flórida, nos Estados Unidos. Desde o começo da missão, em 8 de julho, até o parar das rodas, foram 12 dias, 18 horas, 28 minutos e 50 segundos, nas contas da Nasa.

Antes, os quatro tripulantes foram acordados com a canção patriota God Bless America (Deus Abençoe a América), considerada um hino americano não oficial.

continua após publicidade

Ainda segundo a Nasa, uma coletiva de imprensa está prevista para às 11h (horário de Brasília) de hoje, com Bill Gerstenmaier, administrador de operações espaciais, Bob Cabana, diretor do Centro Espacial Kennedy, Mike Moses, gerente de integração de lançamento do ônibus espacial, e Mike Leinbach, diretor de lançamento da nave.

Chris Ferguson, Doug Pilot Hurley, Sandra Magnus e Walheim Rex, os tripulantes da nave, entregaram mais de 9,4 toneladas de peças e equipamentos de reposição e outros suprimentos armazenados no módulo pressurizado Raffaelo, que havia viajado para a estação internacional carregando 1,3 tonelada de alimentos para abastecer a tripulação permanente de seis pessoas na ISS com produtos de necessidade básica por um ano.

Na quarta (20), a tripulação treinou a aterrissagem por meio de um programa de computador e checou as sistemas de funcionamento da nave. Na véspera da aterissagem, Tony Ceccacci, que estava no controle da missão, comemorou o trabalho realizado.

continua após publicidade

- Como costuma se dizer, todas as coisas boas chegam ao fim. Para mim foi uma jornada incrível em uma magnífica máquina voadora. É hora de comemorar esse feito incrível e estamos ansiosos para o futuro.

Esse é a último voo do ônibus espacial Atlantis, que foi lançado em 8 de julho, na Flórida. A viagem colocará fim à era da atual frota de ônibus espaciais. Ao longos dos 13 dias na Estação Espacial Internacional, a nave transportou uma tripulação de quatro astronautas.

A Atlantis se desacoplou da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) nesta terça-feira (19).

O principal objetivo da missão foi abastecer a ISS com alimentos e equipamentos contidos no módulo pressurizado Raffaelo, retirado na segunda-feira (11) do navio espacial mediante o braço cibernético da estação.