MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ex-editor do News of the World “driblou” segurança rigorosa para trabalhar no governo

Andy Coulson, ex-editor do tabloide britânico News of the World, conseguiu evitar que o governo fizesse uma checagem completa de sua carreira antes que fosse trabalhar como assessor do primeiro-ministro britânico, David Cameron. A informação foi divulg

Da Redação

·
 Ex-editor do News of the World “driblou” segurança rigorosa para trabalhar no governo
Icone Camera Foto por Divulgação
Ex-editor do News of the World “driblou” segurança rigorosa para trabalhar no governo
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.07.2011, 16:34:00 Editado em 27.04.2020, 20:45:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Andy Coulson, ex-editor do tabloide britânico News of the World, conseguiu evitar que o governo fizesse uma checagem completa de sua carreira antes que fosse trabalhar como assessor do primeiro-ministro britânico, David Cameron. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo diário britânico The Guardian.

continua após publicidade

Coulson foi diretor do tabloide entre 2003 e 2007 - época em que ocorreram as interceptações. Ele chegou a ser preso no último dia 8, mas foi liberado após pagar fiança. Mais de 4.000 pessoas - entre atores, atletas, políticos, membros da família real, familiares de vítimas de atentados e de soldados britânicos mortos no Afeganistão – tiveram suas ligações telefônicas grampeadas.

Ele recebeu passe livre dentro do governo quando foi nomeado diretor de comunicações por Cameron; dessa forma, ele conseguiu evitar uma entrevista detalhada sobre seu passado sobre eventuais processos judiciais, questões financeiras e conflitos de interesse – inclusive de amigos e familiares.

continua após publicidade

Segundo o Guardian, uma das perguntas que teria sido feita a ele pelos investigadores, se a entrevista tivesse sido completa, seria: “Há algo mais na sua vida que você considera apropriado que saibamos?”

Cameron declarou nesta quarta-feira (20) ao Parlamento britânico que Coulson passou pelos níveis básicos de checagem e que não tinha acesso aos documentos mais secretos do governo.

continua após publicidade

- Tudo foi feito de forma apropriada, ele foi submetido ao código de conduta dos conselheiros especiais [do governo].

O primeiro-ministro disse ontem aos parlamentares que se arrepende de ter contratado Coulson. Ele afirmou que, se soubesse o que sabe hoje, não teria contratado o jornalista como seu assessor direto.

- Claro que me arrependo, e eu sinto muito pelo furor que isso causou.

Ele, no entanto, não pediu desculpas expressas pela contratação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-editor do News of the World “driblou” segurança rigorosa para trabalhar no governo"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!