MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Lobo diz que Zelaya pode voltar a Honduras

O presidente de Honduras, Porfirio Lobo, disse na quinta-feira que o presidente deposto Manuel Zelaya pode voltar ao país. "Ele pode retornar a Honduras quando queira e será tratado com a dignidade de um ex-presidente", afirmou Lobo.   "Ninguém pod

Da Redação

·
 Manuel Zelaia foi desposto em 28 de junho
Icone Camera Foto por sitepopular.com.br
Manuel Zelaia foi desposto em 28 de junho
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.03.2010, 11:34:00 Editado em 27.04.2020, 21:05:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente de Honduras, Porfirio Lobo, disse na quinta-feira que o presidente deposto Manuel Zelaya pode voltar ao país. "Ele pode retornar a Honduras quando queira e será tratado com a dignidade de um ex-presidente", afirmou Lobo.
 

continua após publicidade

"Ninguém pode proibir que Zelaya venha a Honduras, ele é hondurenho e pode vir quando queira", acrescentou o líder. Em entrevista coletiva em Juticalpa, 170 quilômetros a leste de Tegucigalpa, Lobo assegurou que "não se deve criar um conflito onde não há. O ex-presidente Zelaya pode vir na hora em que queira".
 

Lobo advertiu, porém, que "quando ele venha, farei com que seja dado um abraço com o general (Romeo) Vásquez". O militar é apontado como uma das lideranças do golpe de 28 de junho de 2009, que depôs Zelaya. Segundo Lobo, Zelaya e Vásquez "são amigos e compadres".
 

continua após publicidade

Vásquez foi designado por Lobo como gerente da telefonia estatal hondurenha, após passar à reserva das Forças Armadas, há duas semanas.
 

Zelaya foi deposto pelos militares para impulsionar uma consulta popular orientada a alterar a Constituição, para que ele continuasse no poder. A lei hondurenha proíbe a reeleição presidencial. Ele foi expulso do país após o golpe, mas retornou em segredo e se abrigou na embaixada brasileira em Tegucigalpa durante quatro meses. Após o golpe, a promotoria hondurenha acusou Zelaya por sete delitos, incluindo corrupção, e os tribunais locais abriram um processo in absentia.
 

Com um salvo-conduto de Lobo, o ex-presidente viajou em janeiro à República Dominicana, onde recebeu tratamento de "hóspede distinto" do presidente dominicano, Leonel Fernández. Lobo assumiu em janeiro para um mandato de quatro anos.
 

As informações são da Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Lobo diz que Zelaya pode voltar a Honduras "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!