MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

EUA e Rússia estão perto de novo acordo nuclear, diz Hillary

Os Estados Unidos e a Rússia estão próximos de finalizar as regras de um novo tratado para reduzir a quantidade de suas armas nucleares, afirmou a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, nesta quinta-feira. Os dois países desejam encontrar u

Da Redação

·
 A visita de Hillary à Rússia deve durar dois dias
Icone Camera Foto por BBC
A visita de Hillary à Rússia deve durar dois dias
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.03.2010, 10:05:00 Editado em 27.04.2020, 21:05:34
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os Estados Unidos e a Rússia estão próximos de finalizar as regras de um novo tratado para reduzir a quantidade de suas armas nucleares, afirmou a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, nesta quinta-feira.

continua após publicidade

Os dois países desejam encontrar um substituto para o acordo de desarmamento Start, firmado em 1991 e expirado em dezembro.

"Os resultados da última rodada de negociações nos levam a crer que chegaremos em breve a um acordo", disse ela em Moscou, onde está para dois dias de reuniões.

continua após publicidade

O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, confirmou a jornalistas após o encontro com Hillary que o novo Start está em seus estágios finais de preparação.

Acredita-se que os EUA tenham mais de 2 mil armas nucleares e a Rússia, quase 3 mil. A meta dos dois países é reduzir este número para entre 1,5 mil e 1.675 cada.

Hillary disse que, no ano passado, ambas as nações trabalharam duro para "reiniciar" suas relações após um período turbulento.

continua após publicidade

Correspondentes dizem acreditar que o presidente americano, Barack Obama, deseja assinar o novo acordo antes do início de uma conferência sobre desarmamento nuclear, marcada para abril nos EUA.

Oriente Médio e Irã

Durante encontro de sexta-feira entre Hillary Clinton e o premiê russo, Vladimir Putin, o programa nuclear iraniano deve ser um dos principais temas.

continua após publicidade

Hillary disse que seria prematuro da parte dos russos auxiliar os iranianos a construir sua primeira usina nuclear em meio a discussões sobre seu programa atômico.

Pouco antes, Putin havia declarado que a usina, nas proximidades da cidade de Bushehr, no sul do Irã, deve estar operante no meio do ano.

Durante sua viagem ao país, Hillary deve encontrar-se com outros integrantes do grupo chamado Quarteto do Oriente Médio, composto por EUA, Rússia, ONU e União Europeia, para discutir o processo de paz entre israelenses e palestinos.

A crise iniciada pelo anúncio feito por Israel de permitir a construção de 1,6 mil casas em Jerusalém Oriental deve ser um dos principais assuntos de discussão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "EUA e Rússia estão perto de novo acordo nuclear, diz Hillary"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!