Geral

Obama chega à Irlanda para a primeira etapa de giro pela Europa

Da Redação ·
 Obama chega à Irlanda para a  primeira etapa de giro pela Europa
fonte: Stefan Wermuth/23.05.2011/Reuters
Obama chega à Irlanda para a primeira etapa de giro pela Europa

O país que recebeu a rainha da Inglaterra na última semana é, nesta segunda-feira (23), a primeira escala da visita do presidente americano Barack Obama em seu giro pela Europa.

continua após publicidade

O avião Air Force One de Obama pousou na capital Dublin às 9h32 locais (5h30, em Brasília). O presidente deve passar 24 horas no país, ocasião em que se encontrará com a presidente Mary McAleese e o primeiro-ministro Enda Kenny em Dublin.

Além disso, ele passará por Moneygall, o povoado de onde emigrou para os EUA um de seus antepassados, e pronunciar um discurso sobre as relações bilaterais, onde se espera que se refira à crise financeira da Irlanda

continua após publicidade

Segundo o jornal britânico The Guardian, Offaly foi enfeitada com bandeiras dos Estados Unidos antes da chegada de Obama – para que ele se sinta em casa - e ele irá visitar alguns de seus parentes distantes durante sua estada.

Viaja ao seu lado a primeira-dama, Michelle Obama. Ainda hoje, o casal vai voltar para Dublin, quando Obama fará um discurso para uma multidão de 25 mil pessoas no antigo Parlamento irlandês, no centro da cidade.

Nesta terça-feira (24), o giro europeu de seis dias continua com a viagem para Londres, a segunda etapa de sua viagem, para uma visita de Estado. Obama vai também a Deauville (França) para participar da cúpula do G8 (Grupo dos Oito) e concluirá o giro em Varsóvia, na Polônia, para conversas bilaterais com as autoridades, centradas na defesa do leste da Europa.

continua após publicidade

Vulcão pode atrapalhar viagem

A viagem de Obama acontece em meio a uma instabilidade no espaço aéreo europeu por conta das cinzas do vulcão Grimsvötn, que entrou em erupção na Islândia, neste sábado (21).

continua após publicidade

Segundo previsões divulgadas na imprensa britânica, as nuvens de fumaça devem atingir o leste da Irlanda até o fim do dia, e o Reino Unido e França a partir desta terça.

Apesar da situação, o organismo europeu de segurança aérea, Eurocontrol, informou que o espaço aéreo da Europa não será fechado, mesmo parcialmente, ao menos por enquanto.