Geral

Cinza vulcânica pode afetar tráfego aéreo do Reino Unido

Da Redação ·
 Cinza vulcânica pode afetar tráfego aéreo do Reino Unido
fonte: Jon Gustafsson - Reuters
Cinza vulcânica pode afetar tráfego aéreo do Reino Unido

Uma nuvem de poeira vulcânica vinda do vulcão Grimsvotn, na Islândia, pode atingir o tráfego aéreo da Irlanda e do Reino Unido hoje, no fim do dia, ou amanhã, disse Helen Kearns, porta-voz da Comissão Europeia. O vulcão entrou em erupção no sábado e ontem as autoridades da Islândia fecharam os principais aeroportos do país e restringiram voos. Uma parte do espaço aéreo da Groenlândia, território autônomo da Dinamarca, também foi fechada.


"Existe a possibilidade da poeira vulcânica atingir o espaço aéreo europeu, começando pela região nordeste, como Reino Unido e Irlanda, possivelmente hoje ou amanhã", afirmou Kearns. Segundo ela, ainda é cedo para fazer previsões sobre como a poeira vulcânica poderia afetar outras partes da União Europeia.


O Grimsvoetn é o vulcão mais ativo da Islândia. Localizado no centro da grande geleira de Vatnajoekull, ele entrou em erupção no sábado, enviando uma coluna de fumaça a até 20 quilômetros de altura. As cinzas logo cobriram vilas e fazendas próximas e, na manhã de ontem, chegaram à capital, quase 400 quilômetros a oeste. As informações são da Dow Jones.

continua após publicidade