MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Honduras assina acordo para regresso à OEA

O presidente de Honduras, Porfírio Lobo, assinou hoje o Acordo de Cartagena das Índias, que estabelece as condições para a readmissão do país centro-americano à Organização dos Estados Americanos (OEA) e permite o retorno a Honduras do ex-presidente José

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.05.2011, 18:15:01 Editado em 27.04.2020, 20:47:08
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente de Honduras, Porfírio Lobo, assinou hoje o Acordo de Cartagena das Índias, que estabelece as condições para a readmissão do país centro-americano à Organização dos Estados Americanos (OEA) e permite o retorno a Honduras do ex-presidente José Manuel Zelaya, informou a presidência hondurenha.


continua após publicidade

Além de informar a assinatura do documento, a presidência tornou público o texto do acordo, que será rubricado ainda hoje em cerimônia oficial na cidade colombiana de Cartagena. Zelaya confirmou que voltará a Honduras em 28 de maio.


Em seguida, Lobo viajará a Manágua, na Nicarágua, onde terá reuniões com os presidentes da Nicarágua, Daniel Ortega, de El Salvador, Mauricio Funes, e da Guatemala, Alvaro Colom, com os quais discutirá temas regionais como a segurança e também a volta de Honduras à OEA.


continua após publicidade

Na assinatura em Cartagena, foi anunciado o auxílio dos presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e da Venezuela, Hugo Chávez, os quais impulsionaram desde abril o processo de medição para resolver a crise política hondurenha, que começou após Zelaya ser derrubado por um golpe de Estado em junho de 2009.


Um comunicado da presidência hondurenha afirma que "com a assinatura deste acordo, o presidente (Lobo) cumpre com o mandato expressado pelo povo nas urnas em novembro de 2009, no sentido de obter a unidade e a reconciliação nacionais, para que vivamos em paz e tranquilidade".


O chamado Acordo de Cartagena também será assinado pelo chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, pela chanceler da Colômbia, María Holguín, e pelo presidente colombiano Santos como testemunha. A decisão de assinar o acordo foi tomada na noite de ontem, após quatro dias de intensas negociações. As informações são da Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Honduras assina acordo para regresso à OEA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!