MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Tropas continuarão na Costa do Marfim, diz Sarkozy

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse que a França manterá suas tropas na Costa do Marfim "para garantir a proteção de nossos cidadãos" e não para garantir a estabilidade do novo governo. O comentário foi feito durante discurso para expatriados fra

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 21.05.2011, 15:03:01 Editado em 27.04.2020, 20:47:10
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente francês, Nicolas Sarkozy, disse que a França manterá suas tropas na Costa do Marfim "para garantir a proteção de nossos cidadãos" e não para garantir a estabilidade do novo governo. O comentário foi feito durante discurso para expatriados franceses na base militar da França no subúrbio de Abidjan, após participar da cerimônia de posse do novo presidente da Costa do Marfim, Alassane Quattara.


continua após publicidade

"Sempre manteremos nossas forças militares aqui para garantir a proteção de nossos cidadãos", afirmou Sarkozy. "Aqui temos milhares de nossos compatriotas, a segurança deles deve ser garantida, então haverá soldados para fazê-lo, com o consentimento das autoridades da Costa do Marfim", acrescentou.


Mas ele disse querer "as coisas claras: o exército francês não está aqui para garantir a estabilidade de qualquer governo, mesmo de um amigo. São os marfinenses que devem escolher".


continua após publicidade

O contingente francês com 1.100 soldados foi enviado a ex-colônia francesa para manter a paz junto com as forças das Nações Unidas, quando a Costa do Marfim foi dividida, após um fracassado golpe contra Laurent Gbagbo, antecessor de Quattara, em 2002.


O exército francês apoiou Quattara no embate, mês passado, para tirar Gbagbo do poder, que se recusou a aceitar sua derrota nas eleições presidenciais de novembro. "Não é trabalho do exército francês dar apoio ou intervir nas questões dos estados africanos", disse Sarkozy. "Esta é uma nova era". As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Tropas continuarão na Costa do Marfim, diz Sarkozy"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!