MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Conselho dos Guardiães critica medida de Ahmadinejad

A demissão do ministro do Petróleo do Irã, Massoud Mirkazemi, foi vista hoje como em desacordo com o artigo 135 da Constituição, atraindo críticas de membros do Conselho dos Guardiães, um importante órgão constitucional do Irã, informou a agência paraesta

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.05.2011, 18:24:01 Editado em 27.04.2020, 20:47:12
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A demissão do ministro do Petróleo do Irã, Massoud Mirkazemi, foi vista hoje como em desacordo com o artigo 135 da Constituição, atraindo críticas de membros do Conselho dos Guardiães, um importante órgão constitucional do Irã, informou a agência paraestatal de notícias Fars.


continua após publicidade

Mirkazemi foi demitido em 9 de maio, quando o presidente Mahmoud Ahmadinejad anunciou a fusão dos ministérios do Petróleo e da Energia. Ahmadinejad passou a ocupar o cargo interino de ministro do Petróleo. Alguns membros do Conselho dos Guardiães, ultraconservador, dizem que a decisão de Ahmadinejad em demitir Mirkazemi está em conflito com a Constituição do país.


O artigo 135 estipula que os ministros precisam manter seus cargos, a menos que sejam impedidos ou recebam um voto de não confiança do Parlamento. Em um cenário como esse, o presidente poderia indicar um outro ministro interino para um período máximo de três meses.


continua após publicidade

A opinião de integrantes do Conselho ocorre justamente num momento de tensão política entre Ahmadinejad e o Parlamento. Ahmadinejad está conduzindo uma reforma ministerial. Alguns parlamentares criticaram a maneira como a fusão de ministérios é conduzida pelo presidente e as demissões de três ministros importantes, incluído o ministro do Petróleo. Na década passada, Mirkazemi foi ministro do Comércio do Irã.


Na prática, Ahmadinejad aparentemente controla diretamente a indústria dos hidrocarbonetos e participou na última segunda-feira de uma reunião com executivos e gerentes do ramo. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Conselho dos Guardiães critica medida de Ahmadinejad"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!