MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Presidente do Iêmen quer convocar eleições antecipadas

O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, disse hoje que pretende convocar eleições antecipadas, ignorando um acordo que encerraria seu regime de 33 anos. Saleh falou a uma multidão de partidários em Sanaa, enquanto milhares de seus opositores se reuniam

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 20.05.2011, 09:39:03 Editado em 27.04.2020, 20:47:13
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente do Iêmen, Ali Abdullah Saleh, disse hoje que pretende convocar eleições antecipadas, ignorando um acordo que encerraria seu regime de 33 anos. Saleh falou a uma multidão de partidários em Sanaa, enquanto milhares de seus opositores se reuniam em uma praça próxima cantando slogans contra o líder. O presidente não citou uma data específica para as eleições nem mencionou uma proposta regional para ele deixar o poder em troca de imunidade judicial. A oposição acusa Saleh de desviar dinheiro público.


continua após publicidade

O Iêmen enfrenta um período de três meses de protestos. Os Estados Unidos consideravam Saleh um aliado na luta contra o terrorismo, porém agora se afastam do presidente. Ontem, o presidente dos EUA, Barack Obama, disse que "Saleh precisa cumprir seu compromisso de transferir o poder".


Um acordo que estava em negociação previa a saída de Saleh em 30 dias. O anúncio desta sexta-feira parece ser uma nova tática do presidente, pressionado pelos países do Golfo e pelos EUA a deixar o poder. Pela proposta do Conselho de Cooperação do Golfo, Saleh deve sair do cargo em até 30 dias após a assinatura do acordo, deixando o vice no comando. Em troca, teria imunidade judicial. Posteriormente seriam convocadas eleições.


continua após publicidade

Houve protestos não somente em Sanaa, mas também na segunda maior cidade do país, Taez, exigindo a renúncia de Saleh. O empobrecido país da Península Arábica enfrenta protestos desde o fim de janeiro pedindo o fim do governo. As forças de segurança têm reprimido as manifestações, matando pelo menos 180 pessoas, segundo médicos e ativistas. As informações são da Associated Press e da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Presidente do Iêmen quer convocar eleições antecipadas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!