MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Detran lança sistema de fazer documentos pela internet

A partir desta quarta-feira (18), os usuários do Departamento de Trânsito do Paraná podem fazer pela internet a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, segunda via da Carteira Nacional de Habilitação e CNH definitiva. O pro

Da Redação

·
Detran lança sistema que permite fazer documentos pela internet
Icone Camera Foto por Joel Rocha/SMCS
Detran lança sistema que permite fazer documentos pela internet
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.05.2011, 09:02:00 Editado em 27.04.2020, 20:47:16
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A partir desta quarta-feira (18), os usuários do Departamento de Trânsito do Paraná podem fazer pela internet a segunda via do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, segunda via da Carteira Nacional de Habilitação e CNH definitiva.

continua após publicidade

O programa Detran Fácil, lançado para todo o Estado, representa grande economia de tempo para os motoristas, que gastavam cerca de duas horas para fazer os mesmos procedimentos nas unidades do Detran. A previsão é que sejam atendidas aproximadamente 19 mil pessoas por mês.

A utilização do sistema é simples: basta entrar no site www.detran.pr.gov.br, preencher o protocolo, imprimir e pagar a guia de recolhimento. O documento solicitado será enviado pelos Correios, no prazo máximo de 10 dias. Rápido, fácil, sem sair de casa.

continua após publicidade

“Oferecer atendimento de qualidade, sem filas e sem deslocamentos é uma das principais metas do Detran para os próximos quatro anos. Com a adoção de soluções digitais, iniciamos um processo contínuo e irreversível para aumentar a capacidade de prestação de serviços ao cidadão”, explica o diretor-geral do Detran, Marcos Traad.

continua após publicidade

O lançamento do serviço aconteceu na rua da Cidadania da Fazendinha, em Curitiba, e foi acompanhado pelo prefeito da capital, Luciano Ducci. “É um sistema de fácil acesso e eficiente”, comentou Ducci, que também participou da inauguração de um posto avançado do Detran no mesmo local.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, o programa otimiza e agiliza processos, focado no respeito ao cidadão. “O Detran Fácil obedece a uma orientação fundamental do governador Beto Richa, que é de facilitar o acesso de quem vive no Paraná aos serviços públicos que garantem cidadania e segurança”, destacou.

continua após publicidade

COMO FUNCIONA – Até agora, os processos apenas começavam na internet. Para concluir a solicitação da CNH definitiva, por exemplo, o motorista precisava ir até uma unidade do Detran para apresentar o comprovante de pagamento da taxa cobrada, ser fotografado e passar pelo controle biométrico das impressões digitais.

continua após publicidade

Com o Detran Fácil toda a operação é online, do começo ao fim. A foto e as impressões digitais da primeira habilitação serão reutilizadas e o pagamento do boleto bancário será identificado automaticamente pelo sistema informatizado. Depois de confirmado o processo, o Departamento emite a CNH e envia ao endereço do condutor pelos Correios.

continua após publicidade

No caso do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo (CRLV), o usuário pode optar por receber o documento em casa ou em qualquer Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Assim, é possível que um motorista de Curitiba retire o CRLV em Londrina se estiver viajando e precisar do licenciamento.

O sistema usado é seguro e as informações são averiguadas antes do envio de qualquer documento, impedindo fraudes. A plataforma online foi desenvolvida com apoio da Companhia de Informática do Paraná (Celepar). “O serviço está disponível 24 horas por dia e é muito simples entrar com o pedido para documentação”, adiantou o diretor administrativo-financeiro da Celepar, Lucio Alberto Hansen.

VALORES – Os preços para a emissão dos documentos continuam os mesmos: R$ 46,48 para segunda via da carteira de motorista e para a CNH definitiva e R$ 30,99 para segunda via do Certificado de Registro de Licenciamento de Veículo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Detran lança sistema de fazer documentos pela internet "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!