MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Itália defende proposta para reformar CS da ONU

A Itália buscou hoje um amplo consenso para expandir o Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU), ao mesmo tempo que alertou que os esforços de quatro potências regionais para reformar o CS, Alemanha, Brasil, Japão e Índia, estão

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.05.2011, 18:21:01 Editado em 27.04.2020, 20:47:22
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Itália buscou hoje um amplo consenso para expandir o Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU), ao mesmo tempo que alertou que os esforços de quatro potências regionais para reformar o CS, Alemanha, Brasil, Japão e Índia, estão fadados ao fracasso.


continua após publicidade

O governo italiano hospedou um encontro de um dia com diplomatas e representantes de 123 países. O objetivo da Itália é que o número dos membros permanentes do CS da ONU seja expandido, mas que os novos integrantes não sejam permanentes, embora possuam poder de veto. A proposta de expansão com integrantes rotativos da Itália entra em choque com a proposta de expansão defendida pelas quatro potências regionais, as quais querem cadeiras permanentes no CS da ONU.


A China e os Estados Unidos, dois dos cinco integrantes permanentes do CS (Estados Unidos, Rússia, China, França e Grã-Bretanha) enviaram representantes a Roma. Em discurso feito no encontro, o chanceler da Itália, Franco Frattini, sugeriu que o seu governo está aberto ao compromisso e apoiará uma nova cadeira que represente a União Europeia (UE), mesmo que dois países do bloco, França e Grã-Bretanha, já possuam cadeiras permanentes no Conselho. As informações são da Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Itália defende proposta para reformar CS da ONU"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!