MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ex-presidente da Guatemala é absolvido de acusação

O ex-presidente da Guatemala, Alfonso Portillo, foi absolvido ontem da acusação de apropriar-se indevidamente de US$ 15 milhões dos fundos de defesa durante seu mandato (2000-2004) por um tribunal do país.O tribunal também absolveu o ex-ministro da Defesa

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.05.2011, 16:36:01 Editado em 27.04.2020, 20:47:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ex-presidente da Guatemala, Alfonso Portillo, foi absolvido ontem da acusação de apropriar-se indevidamente de US$ 15 milhões dos fundos de defesa durante seu mandato (2000-2004) por um tribunal do país.


continua após publicidade

O tribunal também absolveu o ex-ministro da Defesa Eduardo Arevalo Lacs e o ex-ministro das finanças Hiram Maza Castellanos, que enfrentaram acusações similares do Estado e da Comissão Internacional contra a Impunidade na Guatemala.


A juíza Patricia Deras anunciou a decisão ordenando que os três fossem soltos, embora ainda estejam proibidos de deixar o país. Portillo, de 59 anos, ainda é acusado de lavagem de dinheiro nos Estados Unidos, que pedem sua extradição.


continua após publicidade

Após o fim do seu mandato em janeiro de 2004 com grande apoio público, especialmente da base direitista, o ex-presidente fugiu para El Salvador no mês seguinte por causa das acusações de corrupção. Depois foi para o México em 2005, quando perdeu sua imunidade judicial. As autoridades mexicanas o extraditaram para a Guatemala em outubro de 2008. As informações são da Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ex-presidente da Guatemala é absolvido de acusação"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!