MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Ação sobre Enem será julgada pela Justiça no MA

Todas as ações questionando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 serão julgadas pela Justiça Federal no Maranhão, segundo determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgada hoje.A decisão foi tomada no julgamento de um conflito de com

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.05.2011, 15:57:01 Editado em 27.04.2020, 20:47:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Todas as ações questionando o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 serão julgadas pela Justiça Federal no Maranhão, segundo determinação do Superior Tribunal de Justiça (STJ) divulgada hoje.


continua após publicidade

A decisão foi tomada no julgamento de um conflito de competência apresentado pela União. A 5ª Vara da Seção Judiciária do Maranhão é a vara competente para julgar as seis ações civis públicas e uma ação cautelar preparatória que tratam do acesso dos estudantes à correção das provas discursivas do Enem, pois foi o local onde foi ajuizada a primeira ação, segundo o STJ.


O relator do caso, ministro Hamilton Carvalhido, acatou os argumentos da União de que era necessária reunião das ações em um único juízo para evitar decisões conflitantes. O ministro afirmou que a simples possibilidade de sentenças divergentes sobre a mesma questão jurídica não configura, por si só, o conflito de competência.


continua após publicidade

As ações foram ajuizadas pelo Ministério Público Federal (MPF) e pela Defensoria Pública da União em diversos Estados contra a União e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Ação sobre Enem será julgada pela Justiça no MA"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!