MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

No Equador, 2 tópicos do referendo podem ser rejeitados

Pela primeira vez, o "não" tomou hoje a frente em duas perguntas do referendo realizado no fim de semana no Equador, com cerca de 48% dos votos apurados. Na pergunta sobre a substituição do organismo que dirige o Judiciário, o Pleno da Judicatura, por um

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.05.2011, 15:51:01 Editado em 27.04.2020, 20:47:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Pela primeira vez, o "não" tomou hoje a frente em duas perguntas do referendo realizado no fim de semana no Equador, com cerca de 48% dos votos apurados. Na pergunta sobre a substituição do organismo que dirige o Judiciário, o Pleno da Judicatura, por um organismo de transição, o "não" está com 44,55%, enquanto 44,28% apoiam a medida defendida pelo presidente Rafael Correa.


continua após publicidade

No caso da pergunta sobre uma nova lei de comunicação e a criação de um conselho para regular conteúdos dos meios de comunicação, 43,92% rechaçam a proposta até o momento e 43,22% a aprovam. O ministro das Relações Exteriores, Ricardo Patiño, destacou na emissora Teleamazonas que nessas perguntas também haverá uma vitória do sim, quando todos os votos tiverem sido apurados.


Mas o ex-presidente da Assembleia Constituinte, Alberto Acosta, agora na oposição, disse em entrevista à rede de televisão Ecuavisa que "foi um enfrentamento entre Davi e Golias e parece que Davi começa a recuperar espaços na recontagem dos votos oficiais - em algumas perguntas o não começa a aproximar-se e superar o sim".


continua após publicidade

O irmão mais velho de Correa, Fabricio, que faz oposição ao governo, disse na emissora RTU que "perdemos o medo e triunfou a democracia no país". Segundo ele, "não se pode mudar a Constituição, meter as mãos na Justiça e tapar a boca dos meios de comunicação quando a maioria não aprovou o processo".


No total, foram convocados 11,15 milhões de equatorianos para o referendo com dez perguntas, cinco sobre mudanças constitucionais e as outras cinco sobre outras alterações legais. Estas últimas devem ainda ser referendadas pelo Legislativo.


Caso aprovada, a proposta oficial busca conseguir uma profunda transformação da função judicial, acusada pelo governo e pela oposição de ser ineficiente. O governo também quer impor novas regras para jornalistas e meios de comunicação, eliminar jogos de azar e cassinos e proibir os espetáculos com animais, como touros, entre outros pontos. O Conselho Eleitoral estima que até o fim de semana pode entregar os resultados finais do referendo. As informações são da Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "No Equador, 2 tópicos do referendo podem ser rejeitados"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!