Geral

Paraná reforça estrutura de combate à dengue

Da Redação ·
Veículos adquiridos servirão também para a aplicação de inseticidas contra o mosquito da dengue
fonte: Arquivo
Veículos adquiridos servirão também para a aplicação de inseticidas contra o mosquito da dengue

Mesmo com temperaturas mais baixas, o governo do Estado continua reforçando as ações de enfrentamento da dengue no Paraná. O governador Beto Richa autorizou recentemente a compra de 113 veículos que serão incorporados à estrutura de vigilância em saúde do Estado.

continua após publicidade

Os veículos serão destinados ao Laboratório Central do Estado, nível central da Secretaria e regionais de saúde, que poderão utilizá-los no combate à dengue em apoio aos municípios.

continua após publicidade

“Muitos desses veículos são camionetes tipo picape, que servirão também para a aplicação de inseticidas contra o mosquito da dengue”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. Os chamados “fumacês” combatem o mosquito já adulto. Já a eliminação de larvas e ovos do Aedes Aegypti evita que o mosquito se desenvolva. 

continua após publicidade

Por isso, o combate à dengue deve ser intensificado mesmo no período mais frio do ano. Eliminar possíveis criadouros do mosquito é a ação mais efetiva para se combater a dengue.

Para evitar a proliferação, o recomendado é ficar atento a todo recipiente que possa acumular água em casa, como pratinhos de vasos, garrafas, pneus, caixas d’água e calhas. É fundamental, também, dispensar em lixo adequado qualquer tipo de entulho e materiais que possam reter água.

continua após publicidade

NÚMEROS - A Secretaria de Saúde divulgou nesta segunda-feira (9) o informe nº 17 da situação da dengue no estado. Até o momento, o Paraná registrou 49.589 casos notificados suspeitos. Destes, 18.214 foram confirmados: 17.811

autóctones e 403 importados.

A situação é de alerta principalmente nas regionais de saúde de Foz do Iguaçu (9ªRS), Londrina (17ªRS), Cornélio Procópio (18ªRS) e Jacarezinho (19ªRS), que concentram 16.511 casos confirmados de dengue, representando mais de 90% do total de confirmações no estado. Somente neste ano, o Paraná já confirmou 125 casos graves da doença (febre hemorrágica e dengue com complicações) e 14 mortes.