MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Rebelião em prisão do Iraque deixa 17 pessoas mortas

Um homem acusado de planejar um ataque no ano passado contra uma igreja de Bagdá, no Iraque, tomou a arma de um guarda de um centro de detenção, libertou seus companheiros e iniciou uma rebelião que terminou com 17 mortos, incluindo um alto oficial de con

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.05.2011, 11:12:01 Editado em 27.04.2020, 20:47:40
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Um homem acusado de planejar um ataque no ano passado contra uma igreja de Bagdá, no Iraque, tomou a arma de um guarda de um centro de detenção, libertou seus companheiros e iniciou uma rebelião que terminou com 17 mortos, incluindo um alto oficial de contraterrorismo do país, disseram funcionários da prisão e testemunhas.


continua após publicidade

Abu Huthaifa al-Battawi, o homem acusado por autoridades de ter planejado o ataque em outubro passado contra um igreja iraquiana que matou 68 pessoas, quase conseguiu fugir com outros detentos antes de ser morto pelos guardas.


A rebelião levantou questões sobre como um grupo de prisioneiros de um complexo, que é supostamente um dos mais seguros do país, conseguiu realizar um ataque tão violento.


continua após publicidade

Os detentos, todos acusados de fazer parte da Al-Qaeda no Iraque, estavam sendo transferidos de uma sala de detenção para uma sala de interrogatório no Ministério do Interior, no leste de Bagdá, quando al-Battawi atacou um guarda e roubou sua arma, disse o major-general Qassim al-Moussawi, o principal porta-voz militar em Bagdá.


Um funcionário afirmou que o preso tinha acabado de ser liberado do interrogatório quando pegou a arma do guarda, que foi morto. Al-Battawi seguiu então para um das salas do complexo, matou outro guarda e roubou sua arma, afirmou al-Moussawi.


Ao todo, os detentos conseguiram apreender quatro armas, incluindo um rifle de assalto. Hakim al-Zamili, um parlamentar iraquiano do comitê de segurança e defesa, disse que os prisioneiros conseguiram também pegar granadas.


continua após publicidade

Os detentos entraram em seguida no escritório do Brigadeiro Muaeid Mohammed Saleh, o chefe de um departamento responsável pelo combate ao terrorismo e ao crime organizado no leste de Bagdá, e atiraram nele, juntamente com outro policial que estava na sala.


Al-Moussawi disse que o ataque não foi espontâneo e parecia ter sido planejado. Segundo ele, seis policiais e 11 detentos foram mortos no confronto, que durou quase três horas antes que as forças de segurança iraquianas colocassem a situação sob controle. As informações são da Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Rebelião em prisão do Iraque deixa 17 pessoas mortas"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!