MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Reforma eleitoral britânica deve acabar rejeitada

A proposta de mudança do sistema eleitoral, defendida pelo Partido Liberal-Democrata (Lib-Dem), deve ser rejeitada pela ampla maioria do eleitorado da Grã-Bretanha. Pesquisas de boca de urna reveladas na noite de ontem, em Londres, apontam a vitória esmag

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 06.05.2011, 09:03:02 Editado em 27.04.2020, 20:47:44
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A proposta de mudança do sistema eleitoral, defendida pelo Partido Liberal-Democrata (Lib-Dem), deve ser rejeitada pela ampla maioria do eleitorado da Grã-Bretanha. Pesquisas de boca de urna reveladas na noite de ontem, em Londres, apontam a vitória esmagadora do "Não" ao projeto de introdução do Voto Alternativo, que quebraria a bipolaridade do cenário político britânico. Esmagado pela rejeição de conservadores e de trabalhistas, Nick Clegg, vice-premiê e líder do partido, está sob pressão, balançando a coalizão do primeiro-ministro David Cameron.


continua após publicidade

As projeções dos resultados divulgadas na noite de ontem por institutos de pesquisa indicavam a rejeição em massa da mudança política pelos mais de 40 milhões de eleitores que eram esperados nas seções eleitorais.


Segundo os quatro maiores institutos de sondagens, o "Não" vencerá com larga maioria. Conforme o instituto YouGov, a campanha pela manutenção do atual sistema deve alcançar 60% dos votos no plebiscito nacional. Angus Reid, outro instituto, indica 61% de rejeição. Já ComRes e ICM apontam um resultado ainda mais constrangedor para os Lib-Dems: 66% e 68%, respectivamente, de rejeição.


continua após publicidade

A ideia do sistema de voto alternativo tinha como objetivo introduzir uma dose de proporcionalidade na eleição britânica e, em tese, abrir espaço a partidos de menor expressão, como os Lib-Dems e os ecologistas. Segundo analistas, entretanto, o lobby pela bipolaridade no cenário político britânico, feito por Conservadores e, em menor escala, por Trabalhistas, deve sair fortalecido das urnas. As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Reforma eleitoral britânica deve acabar rejeitada"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!