MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Mortes de judeus são condenadas na Espanha

Mais de três séculos depois que 37 judeus de Mallorca foram mortos durante a Inquisição Espanhola por praticarem sua fé em segredo, o presidente regional das Ilhas Baleares, Francesc Antich, emitiu hoje uma condenação oficial. Foi a primeira vez que as mo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.05.2011, 18:42:01 Editado em 27.04.2020, 20:47:45
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Mais de três séculos depois que 37 judeus de Mallorca foram mortos durante a Inquisição Espanhola por praticarem sua fé em segredo, o presidente regional das Ilhas Baleares, Francesc Antich, emitiu hoje uma condenação oficial. Foi a primeira vez que as mortes de 1691 foram criticadas por um funcionário do governo em Mallorca. A federação nacional judaica da Espanha disse que é a primeira vez que um evento dessa natureza acontece no país.


continua após publicidade

"Nós nos atrevemos a reunir aqui para reconhecer a grave injustiça cometida contra aqueles cidadãos que foram acusados, perseguidos e condenados à morte por sua fé e suas crenças", discursou Antich para 130 pessoas reunidas na cidade de Palma.


Em 1492, os judeus espanhóis tinham duas opções: converterem-se ao catolicismo ou deixar o país. Muitos saíram e foram para cidades como Istambul, Londres e Cairo. Outros abandonaram sua religião e adotaram o catolicismo. Mas alguns se converteram apenas publicamente, continuando a praticar o judaísmo em segredo. A inquisição espanhola procurou identificá-los e punir as falsas conversões.


continua após publicidade

Em Mallorca, foram 82 condenados em 1691. Três cerimônias públicas de condenação - conhecidas como "autos de fé" - aconteceram em Palma de março a julho, nas quais 34 judeus foram executados e tiveram seus corpos queimados. Outros três - incluindo um rabino - foram queimados vivos. As informações são da Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Mortes de judeus são condenadas na Espanha"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!