MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Corredor de exportação receberá navios de maior calado

A Capitania dos Portos do Paraná acaba de autorizar o aumento da profundidade dos berços de atracação do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. A medida vai permitir que navios de maior calado operem no porto, gerando um acréscimo na movimentaçã

Da Redação

·
 Corredor de exportação de Paranaguá receberá navios de maior calado
Icone Camera Foto por AEN
Corredor de exportação de Paranaguá receberá navios de maior calado
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.05.2011, 14:57:00 Editado em 27.04.2020, 20:47:46
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Capitania dos Portos do Paraná acaba de autorizar o aumento da profundidade dos berços de atracação do Corredor de Exportação do Porto de Paranaguá. A medida vai permitir que navios de maior calado operem no porto, gerando um acréscimo na movimentação de granéis de até meio milhão de toneladas por ano.

continua após publicidade

A portaria da Capitania dos Portos estabelece capacidades maiores para os três berços do Corredor de Exportação, que passam a ter profundidade de 12,3 metros. Com isso, os navios de soja, milho e farelo de soja que atracam no corredor poderão carregar até duas mil toneladas a mais de carga por navio, barateando o custo das operações no Porto de Paranaguá, além de dar maior competitividade aos produtos brasileiros no mercado externo.

Para o superintendente dos Portos de Paranaguá e Antonina, Airton Vidal Maron, a ação é resultado dos esforços da Appa, praticagem e Capitania dos Portos. “A realização da dragagem de manutenção dos berços de atracação permitiu conquistar o aumento da capacidade dos berços do Corredor de Exportação. Movimentar mais cargas significa obter mais ganhos em toda a cadeia logística e torna o Porto de Paranaguá mais competitivo”, disse.

continua após publicidade

Com a realização da dragagem de manutenção dos berços de atracação em fevereiro deste ano, foi restabelecida a profundidade dos berços. Em alguns pontos, o assoreamento chegava a seis metros por conta da ausência de dragagem nos últimos seis anos. A medida foi a primeira ação de governo anunciada pelo governador Beto Richa. O custo da obra foi de R$ 2,5 milhões, pagos com recursos do caixa da Appa.

Num trabalho conjunto com a praticagem e a Capitania dos Portos, foram realizadas diversas batimetrias que comprovaram a capacidade do Corredor de Exportação para receber navios de maior calado.

MINISTRO – Nesta sexta-feira, projetos de expansão e melhorias dos portos de Paranaguá e Antonina serão discutidos com o ministro dos Portos, Leônidas Cristino, que visita os dois terminais acompanhado do secretário de Infraestrutura Portuária da Secretaria de Portos (SEP), Fernando Victor Carvalho. Eles serão recebidos pelo superintendente da Appa, Airton Vidal Maron.

continua após publicidade

O grupo fará um sobrevoo de helicóptero em Paranaguá e Antonina, previsto para as 9h15, e depois visita o cais comercial do Porto de Paranaguá.

Esta é a primeira vez que o ministro visita os portos paranaenses. O objetivo é conhecer a realidade e discutir a viabilidade dos projetos de expansão e melhorias dos terminais de Paranaguá e Antonina, já apresentados em Brasília. Após a visita o ministro reúne-se com o superintendente da Appa e com os diretores da autarquia.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Corredor de exportação receberá navios de maior calado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!