MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

ONU pede transparência sobre morte de Bin Laden

A Alta Comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Navi Pillay, pediu hoje "a revelação total dos fatos exatos" para se determinar a legalidade da morte do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden. O extremista foi morto na segun

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.05.2011, 09:36:01 Editado em 27.04.2020, 20:47:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Alta Comissária da Organização das Nações Unidas (ONU) para os Direitos Humanos, Navi Pillay, pediu hoje "a revelação total dos fatos exatos" para se determinar a legalidade da morte do líder da Al-Qaeda, Osama bin Laden. O extremista foi morto na segunda-feira, em uma ação de forças especiais dos Estados Unidos no Paquistão. "Eu ainda espero a total divulgação dos fatos exatos", disse Pillay em Oslo, na Noruega. Ontem, o procurador-geral dos EUA, Eric Holder, afirmou, durante uma audiência no Senado, que a operação que matou Bin Laden foi "legal e condizente com nossos valores".


continua após publicidade

"As Nações Unidas condenam o terrorismo, mas também têm regras básicas de como a atividade de contraterrorismo deve ser realizada. Ela precisa estar de acordo com a lei internacional", disse Pillay. "Por exemplo, você não pode cometer tortura ou homicídios extrajudiciais."


Inicialmente, o governo dos EUA afirmou que Bin Laden estava armado. Depois mudou a versão, o que levantou dúvidas sobre possíveis excessos na operação na cidade paquistanesa de Abbottabad, sobretudo se a missão dos EUA estava preparada para capturar Bin Laden com vida. "Se ele tivesse se rendido, eu acho - tentado se render - eu acho que deveríamos, óbvio, ter aceitado isso", disse Holder no Senado dos EUA.


continua após publicidade

Pillay disse que sabia que capturar Bin Laden com vida seria uma tarefa difícil. Jay Carney, um porta-voz da Casa Branca, afirmou nesta semana que Bin Laden foi morto durante um "tiroteio bastante volátil". As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "ONU pede transparência sobre morte de Bin Laden"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!