MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Reino Unido vota hoje mudança do sistema eleitoral

A mudança do sistema eleitoral da Grã-Bretanha, que polariza há décadas o cenário político entre conservadores e trabalhistas, deve ser rejeitada hoje pelos britânicos. Pesquisa realizada pelo instituto ICM e pelo jornal The Guardian indica que 32% dos el

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.05.2011, 08:54:01 Editado em 27.04.2020, 20:47:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A mudança do sistema eleitoral da Grã-Bretanha, que polariza há décadas o cenário político entre conservadores e trabalhistas, deve ser rejeitada hoje pelos britânicos. Pesquisa realizada pelo instituto ICM e pelo jornal The Guardian indica que 32% dos eleitores apoiam a alteração, enquanto 68% preferem manter a legislação atual. Grande defensor da medida, o Partido Liberal Democrata, do vice-premiê Nick Clegg, deve sair enfraquecido, um ano depois de sua ascensão ao poder.


continua após publicidade

A sondagem indica o fracasso da campanha pelo chamado "voto alternativo" (AV, na sigla em inglês), que em um mês viu o respaldo ao atual sistema aumentar 20 pontos porcentuais. Cerca de 46 milhões de eleitores devem comparecer às urnas hoje.


Pelo sistema atual, chamado "First Past the Post" ("o primeiro a passar a linha", em tradução livre, em referência às corridas de turfe), o eleitor vota em seu candidato preferido em cada distrito do país. Aquele com maior número de votos - seja com 25% ou com 75% do total - torna-se o representante da localidade no Parlamento.


continua após publicidade

Se aprovado, o AV obrigará o eleitor a fazer uma lista de candidatos, do preferido até o mais rejeitado. O ranking seria usado toda vez que um candidato não obtiver o mínimo de 50% dos votos, introduzindo a proporcionalidade na eleição. Em tese, a regra beneficia partidos de menor expressão, como o de Clegg e os verdes.


Prestes a completar um ano no cargo, o primeiro-ministro, David Cameron, é o principal cabo eleitoral do "Não". Ele definiu a reforma como "sistema obscuro, injusto e caro". Já o Partido Trabalhista se mostra dividido. O novo líder da sigla, Ed Miliband, defende a proposta, mas não obteve unanimidade. As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Reino Unido vota hoje mudança do sistema eleitoral"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!