MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Paquistão tem dúvidas sobre ação dos EUA no país

As autoridades paquistanesas tentaram restabelecer um clima de normalidade ontem diante das inúmeras dúvidas que ainda pairam sobre a operação americana que resultou na morte de Osama bin Laden em Abbottabad, a pouco mais de 100 km de Islamabad. O governo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.05.2011, 08:57:01 Editado em 27.04.2020, 20:47:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As autoridades paquistanesas tentaram restabelecer um clima de normalidade ontem diante das inúmeras dúvidas que ainda pairam sobre a operação americana que resultou na morte de Osama bin Laden em Abbottabad, a pouco mais de 100 km de Islamabad. O governo do Paquistão continuou negando qualquer conhecimento prévio sobre a ação militar.


continua após publicidade

Em nota, o Ministério das Relações Exteriores do Paquistão disse que a operação comandada pelos Estados Unidos causou grande preocupação por ter sido conduzida "sem autorização prévia" do governo paquistanês. A imprensa local e a população não aceitaram facilmente a declaração oficial do governo. Os paquistaneses perguntavam-se como helicópteros militares americanos podem ter conseguido furar a segurança e entrar no espaço aéreo de um país altamente militarizado como o Paquistão.


Os EUA não têm tropas no Paquistão. As operações americanas de combate ao terrorismo em solo paquistanês eram realizadas com aviões militares não tripulados. A forma como a operação de caça a Bin Laden foi realizada pelas forças especiais americanas, dessa vez, foi "excepcional e inesperada", na avaliação do embaixador do Brasil em Islamabad, Alfredo Leoni.


continua após publicidade

"Para o governo do Paquistão a operação americana foi um constrangimento grande", disse o embaixador. Para Leoni, a principal surpresa foi o fato de Bin Laden ter sido encontrado em uma casa perto de uma academia militar. "Abbottabad é uma cidade com forte presença militar. O fato de Bin Laden estar dentro do Paquistão já seria surpresa. No máximo, acreditava-se que ele estaria escondido nas montanhas da fronteira com o Afeganistão." As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Paquistão tem dúvidas sobre ação dos EUA no país"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!