MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Congresso dos EUA pode cortar ajuda ao Paquistão

O Congresso dos Estados Unidos pode cortar quase US$ 1,3 bilhão em ajuda anual ao Paquistão se for descoberto que o governo de Islamabad sabia onde Osama bin Laden estava escondido, afirmou hoje a presidente do Comitê de Inteligência do Senado, Dianne Fei

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 03.05.2011, 16:48:02 Editado em 27.04.2020, 20:47:50
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Congresso dos Estados Unidos pode cortar quase US$ 1,3 bilhão em ajuda anual ao Paquistão se for descoberto que o governo de Islamabad sabia onde Osama bin Laden estava escondido, afirmou hoje a presidente do Comitê de Inteligência do Senado, Dianne Feinstein. A democrata disse que quer receber mais detalhes do diretor da Agência Central de Inteligência (CIA), Leon Panetta, e de outras autoridades a respeito da atuação do governo paquistanês no caso.


continua após publicidade

O segundo líder democrata mais importante na Câmara, o deputado Steny Hoyer, disse que se o Paquistão não dirimir as dúvidas sobre sua dedicação na luta contra os terroristas, o Congresso deve analisar a possibilidade de reduzir a ajuda norte-americana ao país. "Eu não sei se isso será eficiente ou contraproducente, teremos de analisar", disse.


Os legisladores pressionam o Paquistão para que responda a duas simples questões: o que o Exército e os agentes de inteligência sabiam sobre o paradeiro de Bin Laden e quando eles souberam onde ele estava.


continua após publicidade

O líder da Al-Qaeda, que esteve por trás dos ataques de 11 de setembro, viveu e morreu num enorme complexo fortificado construído em 2005, localizado na periferia de Abbottabad, distante cerca de 50 quilômetros da capital do Paquistão, Islamabad. Bin Laden residia a menos de um quilômetro da Academia Militar de Cabul e nas proximidades de vários regimentos do Exército.


"Eu acho que isso nos diz, mais uma vez, infelizmente, que o Paquistão às vezes faz jogo duplo", disse a senadora republicana Susan Collins, membro do Comitê de Serviços Armados do Senado, que indicou que o Congresso pode limitar os recursos enviados para o Paquistão.


Mas outro integrante republicano do comitê desconsiderou a ideia. "Eu entendo a frustração daqueles que querem cortar a ajuda ao Paquistão", disse o senador Lindsey Graham. "Mas no final das contas, se quisermos criar um Estado falido no Paquistão, uma das melhores coisas a fazer é cortar as relações. Não é de nosso interesse permitir que esse evento destrua uma parceria que, embora difícil, é uma parceria".


A morte de Bin Laden e as desconfianças sobre a disposição do Paquistão em combater o terrorismo ocorre no momento em que a relação entre Estados Unidos e os paquistaneses parece ainda mais frágil. O assassinato de dois paquistaneses por Raymond Davis, prestador de serviços da CIA, e ataques com aviões não tripulados em território paquistanês prejudicaram ainda mais as relações entre os dois países nos últimos meses. As informações são da Associated Press.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Congresso dos EUA pode cortar ajuda ao Paquistão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!