Geral

Nave Endeavour parte hoje para sua última missão no espaço

Da Redação ·
 Nave Endeavour parte hoje para  sua última missão no espaço
fonte: R7.com
Nave Endeavour parte hoje para sua última missão no espaço

Às 16h47 (hora de Brasília) desta sexta-feira (29), a Nasa deve lançar a nave Endeavour para sua última missão no espaço antes da sua aposentadoria. Mas o lançamento só vai ocorrer se as condições climáticas estiverem boas no Cabo Canaveral, na Flórida (EUA).

continua após publicidade

Os técnicos da Nasa estão preocupados com possíveis ventos na plataforma de lançamento e também com nuvens baixas na região. A Endeavour vai partir rumo à ISS (Estação Espacial Internacional).

Outra grande expectativa para o lançamento é pela presença da congressista norte-americana Gabrielle Giffords, mulher de Mark Kelly, comandante da missão. Ela foi baleada na cabeça durante um ataque em Tucson, no Arizona, em janeiro deste ano, e ainda está se recuperando. O astronauta diz que a presença da mulher é possível.

continua após publicidade

Os ônibus espaciais norte-americanos serão aposentados por questões de orçamento, custos e segurança – em 2003, um acidente com a nave Columbia, que se desintegrou ao entrar na atmosfera da Terra, matou sete astronautas. Em 1986, a Challenger explodiu logo após o lançamento, também matando sete pessoas.

Mas o governo do país ainda não conseguiu definir um programa para a substituição dessas naves – uma das alternativas deve ser o incentivo para que empresas privadas se encarreguem de desenvolver veículos para missões espaciais.

Após o fim dessas naves, os EUA vão depender das russas Soyuz para levar seus astronautas à estação espacial até que um lançador americano fique pronto, algo que não deve acontecer até 2015.