MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Homens são condenados por roubar letreiro de Auschwitz

Três homens foram condenados nesta quinta-feira a penas entre 18 meses e dois anos e meio de prisão por um tribunal polonês, por roubarem o letreiro do antigo campo de concentração nazista de Auschwitz. O letreiro de ferro fundido de cinco metros, co

Da Redação

·
Pena vairia de 18 meses a 2 anos
Icone Camera Foto por BBC Brasil
Pena vairia de 18 meses a 2 anos
Escrito por Da Redação
Publicado em 18.03.2010, 14:14:00 Editado em 27.04.2020, 21:05:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Três homens foram condenados nesta quinta-feira a penas entre 18 meses e dois anos e meio de prisão por um tribunal polonês, por roubarem o letreiro do antigo campo de concentração nazista de Auschwitz.

continua após publicidade

O letreiro de ferro fundido de cinco metros, com a inscrição Arbeit Macht Frei (“O trabalho liberta”, em tradução livre do alemão), foi roubado do portão do campo em dezembro passado e encontrada poucos dias depois.

O tribunal na cidade de Cracóvia (sul da Polônia) declarou que os três homens admitiram o roubo, portanto, o caso não precisou ir a julgamento.

continua após publicidade

Outros dois poloneses permanecem detidos por causa do roubo e estão sob investigação.

Extradição

O letreiro foi desparafusado, retirado de cima do portão e partido em três pedaços para facilitar a fuga dos ladrões, que deixaram rastros na neve.

continua após publicidade

Os três homens condenados nesta quinta-feira foram identificados como Radoslaw M., Lukasz M. e Pawel S. Dois deles são irmãos.

Na semana passada, as autoridades de Estocolmo, na Suécia, disseram que um ex-neonazista sueco, que supostamente instigou o roubo, será extraditado para a Polônia, onde deverá ser julgado.

Para muitos, o letreiro simboliza as atrocidades cometidas pelo regime nazista.

continua após publicidade

Depois do roubo, uma réplica foi colocada sobre o portão de Auschwitz, enquanto o letreiro original está sendo consertado.

O roubo causou horror em Israel, Polônia e em vários países.

Mais de um milhão de pessoas – 90% delas judias – foram assassinados pelos nazistas em Auschwitz durante a ocupação da Polônia na Segunda Guerra.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Homens são condenados por roubar letreiro de Auschwitz"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!