MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Água radioativa vaza para o mar no Japão

Especialistas da Tepco, operadora da usina nuclear de Fukushima, confirmaram neste sábado que vazou ao mar uma quantidade de água com elevado nível de radioatividade procedente do reator 2 da central que sofreu danos após o forte terremoto de 9 graus d

Da Redação

·
 Imagem mostra danos nos reatores 3 (esquerda) e 4 (centro) da usina de Fukushima
Icone Camera Foto por Reuters
Imagem mostra danos nos reatores 3 (esquerda) e 4 (centro) da usina de Fukushima
Escrito por Da Redação
Publicado em 02.04.2011, 07:52:00 Editado em 27.04.2020, 20:49:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Especialistas da Tepco, operadora da usina nuclear de Fukushima, confirmaram neste sábado que vazou ao mar uma quantidade de água com elevado nível de radioatividade procedente do reator 2 da central que sofreu danos após o forte terremoto de 9 graus de magnitude atingiu a costa nordeste do Japão no dia 11 de março, provocando um tsunami com ondas de ao menos sete metros em cidades na região norte do país.

continua após publicidade

O líquido vaza através de uma rachadura de cerca de 20 centímetros no muro de uma fossa próxima ao reator na qual há água contaminada com profundidade entre 10 e 20 centímetros. Após detectar a rachadura e a fim de conter o vazamento, os operários que trabalham em Fukushima se preparam para verter cimento no local.

As fontes da Tepco indicaram que o nível de radioatividade alcançou mais de 1 mil milisievert por hora no local. A operadora investiga se há outros vazamentos de água radioativa ao Oceano Pacífico, depois que nos últimos dias foram detectados níveis de radioatividade muito superiores aos limites legais nas águas litorâneas próximas à usina nuclear de Fukushima.

continua após publicidade

As operações para conter o vazamento se somam aos esforços para drenar a água altamente radioativa em várias áreas das unidades 1, 2 e 3, o que dificulta as tarefas para restaurar o resfriamento dos reatores.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Água radioativa vaza para o mar no Japão "

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!