MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Gabinete do governo do Kuwait apresenta renúncia

O gabinete do governo do Kuwait renunciou hoje, causando uma nova crise no país rico em petróleo do Golfo Pérsico, que apresenta nos últimos anos uma tendência à instabilidade política. "O gabinete do Kuwait entregou sua renúncia hoje em uma reunião extra

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 31.03.2011, 11:48:01 Editado em 27.04.2020, 20:49:04
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O gabinete do governo do Kuwait renunciou hoje, causando uma nova crise no país rico em petróleo do Golfo Pérsico, que apresenta nos últimos anos uma tendência à instabilidade política. "O gabinete do Kuwait entregou sua renúncia hoje em uma reunião extraordinária", disse o ministro para Assuntos do Gabinete, Affairs Rudhan al-Rudhan, falando à agência estatal KUNA. Parlamentares da oposição ampliaram os pedidos pela mudança do primeiro-ministro.


continua após publicidade

A novidade, sem relação com as revoltas no mundo árabe, marca a sexta mudança do gabinete liderado pelo premiê Nasser Mohammed al-Ahmad Al-Sabah desde que ele foi nomeado, há cinco anos. O Parlamento foi dissolvido três vezes no emirado no mesmo período.


A oposição pede a mudança do primeiro-ministro, qualificando-o como incompetente. O emir, xeque Sabah al-Ahmad Al-Sabah, tem o poder para selecionar o premiê. Agora, o xeque precisa aceitar a renúncia do gabinete. Em seguida, nomeará o atual premiê ou outra figura para formar uma nova equipe.


continua após publicidade

As renúncias ocorrem após congressistas apresentarem petições para questionar no Parlamento três ministros, membro da família Al-Sabah, que comanda o país, por várias acusações, incluindo corrupção e incompetência. Os parlamentares liberais Adel al-Saraawi e Marzouk al-Ghanem apresentaram pedidos na semana passada para convocar o vice-ministro de Economia, xeque Ahmad Fahad al-Sabah, por acusações de corrupção em contratos no valor de US$ 900 milhões.


Mais cedo nesta semana, o parlamentar xiita Faisal al-Duwaisan apresentou uma convocação para o ministro da Informação e do Petróleo, xeque Ahmad Abdullah Al-Sabah. Outro parlamentar xiita, Saleh Ashour, exigiu que o ministro das Relações Exteriores, xeque Mohammed Al-Sabah, seja convocado para esclarecer aspectos de seu trabalho.


O atual premiê, criticado pela oposição, é sobrinho do emir que comanda o país. Hoje, vários deputados da oposição pediram um novo primeiro-ministro, afirmando que o xeque Nasser é incapaz de liderar o Kuwait, apesar das grandes somas obtidas com a venda de petróleo a preços altos.


A última eleição legislativa no Kuwait ocorreu em maio de 2009, antes do início da crise política. O país tem 10% das reservas globais de petróleo e atualmente extrai 2,3 milhões de barris por dia. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Gabinete do governo do Kuwait apresenta renúncia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!