MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Na Líbia, forças de Kadafi retomam cidade de Ras Lanuf

Forças leais ao governante da Líbia, Muamar Kadafi, retomaram hoje a cidade petrolífera de Ras Lanuf, uma estratégica cidade portuária no leste do país. Com isso, os rebeldes contrários ao regime foram forçados a recuar mais para o leste líbio, segundo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 30.03.2011, 08:48:01 Editado em 27.04.2020, 20:49:09
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Forças leais ao governante da Líbia, Muamar Kadafi, retomaram hoje a cidade petrolífera de Ras Lanuf, uma estratégica cidade portuária no leste do país. Com isso, os rebeldes contrários ao regime foram forçados a recuar mais para o leste líbio, segundo um correspondente da France Presse.


O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse ontem que seu país não descarta armar os rebeldes para ajudá-los a derrubar Kadafi. Hoje, o primeiro-ministro britânico, David Cameron, também afirmou que seu governo "não descarta" armar os rebeldes, se isso fosse necessário para proteger os civis. Segundo ele, porém, o Reino Unido não tomou uma decisão sobre o tema.


Um porta-voz da chancelaria italiana, Maurizio Massari, disse hoje que essa medida seria "extrema" e provavelmente dividiria as nações. "Armar os rebeldes seria uma medida controversa, uma medida extrema que poderia certamente dividir a comunidade internacional", afirmou Massari em entrevista à rádio Radioanch'io.


A ideia de armar os insurgentes para forçar Kadafi a renunciar foi levantada em Londres, durante uma conferência ontem sobre a Líbia. Hoje, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Serguei Lavrov, disse que as potências não têm o direito de armas os líbios, de acordo com a resolução aprovada pelo Conselho de Segurança (CS) da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre a Líbia.


Lavrov lembrou de uma declaração anterior do secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), Anders Fogh Rasmussen, descartando essa possibilidade. "Nós estamos lá para proteger o povo, não para armá-lo", afirmou ontem Rasmussen. "Nós concordamos totalmente com o secretário-geral da Otan", afirmou Lavrov.


O ministro das Relações Exteriores francês, Alain Juppé, disse ontem que seu país estava pronto para discutir com seus aliados o envio de ajuda militar aos rebeldes líbios que enfrentam as forças de Kadafi. As informações são da Dow Jones.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Na Líbia, forças de Kadafi retomam cidade de Ras Lanuf"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!