MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Plutônio é encontrado no solo de usina nuclear no Japão

A Tokyo Electric Power Co. (Tepco), operadora da usina nuclear Daiichi, em Fukushima, informou que foi encontrado plutônio no solo em cinco locais da unidade, afetada pelo tsunami do dia 11. A empresa afirmou, porém, que os níveis não devem representar um

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 28.03.2011, 13:51:20 Editado em 27.04.2020, 20:49:14
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Tokyo Electric Power Co. (Tepco), operadora da usina nuclear Daiichi, em Fukushima, informou que foi encontrado plutônio no solo em cinco locais da unidade, afetada pelo tsunami do dia 11. A empresa afirmou, porém, que os níveis não devem representar uma ameaça à saúde humana.


continua após publicidade

"Acreditamos que haja uma grande possibilidade de que duas das cinco amostras estejam diretamente ligadas com o acidente no reator", disse um porta-voz da Tepco. "Acreditamos que o nível não é sério o suficiente para prejudicar a saúde humana". O nível de plutônio era similar ao detectado no Japão depois que países vizinhos como Coreia do Norte e China terem realizado experimentos nucleares, afirmou o porta-voz.


Um forte terremoto e tsunami atingiram o Japão no dia 11, desligando os sistemas de resfriamento de seis reatores da usina Daiichi e há vazamento de radiação para a atmosfera. O reator número 3 é alvo de preocupações porque contém uma mistura potencialmente volátil de urânio e plutônio.


continua após publicidade

A descoberta deve acrescentar novas preocupações ambientais sobre contaminação, que já foi detectada no ar em fazendas e na água da torneira, embora o governo japonês diga que não há risco iminente à saúde. "Vamos continuar a estudar amostras de solo da usina em busca de outros materiais radioativos", disse o porta-voz da Tepco. "Vamos fortalecer o mecanismo de monitoramento".


Mais cedo, a Tepco havia informado que uma grande quantidade de água altamente radioativa havia escapado do prédio da turbina do reator número 2 para um túnel subterrâneo e que a água poderia chegar ao oceano. Acredita-se que a água tenha vazado de um recipiente que contém varetas de combustível, que suspeita-se tenham derretido, ou de um sistema de encanamento. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Plutônio é encontrado no solo de usina nuclear no Japão"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!