MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Otan não chega a acordo sobre operação na Líbia

Os 28 países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) fracassaram hoje em dar à aliança o comando das operações militares na Líbia, informou um diplomata da organização. "Não houve acordo e as discussões continuam", disse o diplomat

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.03.2011, 17:24:01 Editado em 27.04.2020, 20:49:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os 28 países que integram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) fracassaram hoje em dar à aliança o comando das operações militares na Líbia, informou um diplomata da organização. "Não houve acordo e as discussões continuam", disse o diplomata após uma rodada de negociações entre os 28 embaixadores. A discussão será retomada amanhã.


continua após publicidade

Os embaixadores discutem se a Otan deve assumiu o comando da imposição da zona de exclusão aérea sobre a Líbia. A França insiste que o controle precisa continuar nas mãos da coalizão internacional, enquanto a Otan deveria estar na frente do planejamento e das operações.


A Itália acusou a França de ser "intransigente" ao não deixar o comando das operações com a Otan e criticou o reconhecimento francês ao Conselho Nacional da Líbia, o governo interino que os insurgentes montaram em Benghazi. "Nós precisamos voltar às regras, com apenas uma cadeia de comando sob a Otan", disse o chanceler italiano Franco Frattini em discurso no Senado da Itália.


continua após publicidade

O porta-voz da chancelaria italiana, Maurizio Massari, acrescentou: "Existe alguma resistência entre alguns países da Otan. A França tem sido a mais intransigente. A Europa se dividiu. Isso não é algo antifrancês. Estamos falando sobre uma missão importante na qual a Europa precisa agir unida para ter credibilidade".


Massari criticou a decisão francesa tomada no começo de março de reconhecer o Conselho Nacional da Líbia, em Benghazi, como governo legítimo do país. "Acreditamos que é difícil que o Conselho em Benghazi possa ser reconhecido como o governo legítimo da Líbia inteira", disse. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Otan não chega a acordo sobre operação na Líbia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!