MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Morales diz que acionará Chile por saída para o mar

O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse hoje que o país acionará o Chile em tribunais internacionais para conseguir uma solução para a histórica demanda boliviana por uma saída para o mar. Morales não adiantou em que instância apresentará a causa, mas

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.03.2011, 15:27:02 Editado em 27.04.2020, 20:49:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
O presidente da Bolívia, Evo Morales, disse hoje que o país acionará o Chile em tribunais internacionais para conseguir uma solução para a histórica demanda boliviana por uma saída para o mar. Morales não adiantou em que instância apresentará a causa, mas anunciou a criação de um conselho para estudar os procedimentos no caso. "A luta por nossa reivindicação marítima, luta que marca nossa história de 132 anos, agora deve incluir outro elemento fundamental: o de acudir aos tribunais e organismos demandando por direito e por justiça uma saída livre e soberana ao Oceano Pacífico", disse Morales ao comemorar o "Dia do Mar" com um desfile cívico e militar. Apesar disso, Morales esclareceu que continuará as "negociações bilaterais" com o Chile, com base em uma agenda 13 pontos que inclui o tema marítimo. A Bolívia perdeu a saída para o mar em uma guerra com o Chile em 1879. O Peru, aliado da Bolívia na guerra, também perdeu vastos territórios na ocasião. "A comunidade internacional deve entender que chegou o momento de que esta imensa ferida seja fechada com base em um processo histórico com uma decisão justa e certeira", disse Morales. Até agora, o governo boliviano dizia que não descartava entrar na justiça internacional, como fez o Peru em 2008. Lima apresentou um processo por limites marítimos contra o Chile no Tribunal Internacional de Justiça (TPI) em Haia. As negociações entre La Paz e Santiago não avançaram em quase cinco anos de duração. Como última decisão, os países concordaram em formar uma comissão de alto nível para estudar soluções para a demanda boliviana. O presidente chileno, Sebastián Piñera, descarta ceder a soberania do território chileno, mas se diz aberto a buscar alternativas. Morales foi o presidente boliviano que conseguiu melhor situação com o Chile. Os dois países não têm relação no nível de embaixadores, mas essa relação tem sido cordial nos últimos anos. No ano passado, o Peru ampliou as facilidades para que a Bolívia possa utilizar o porto peruano de Ilo. Apesar disso, a maior parte das exportações bolivianas passa por portos chilenos. As informações são da Associated Press.
continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Morales diz que acionará Chile por saída para o mar"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!