MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Otan quer ajudar a garantir embargo de armas à Líbia

Os países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ofereceram hoje uma armada com navios e submarinos para impor o embargo de armas contra a Líbia, enquanto os aliados ocidentais buscam estabelecer o papel da organização na zona de excl

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.03.2011, 13:39:02 Editado em 27.04.2020, 20:49:27
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Os países membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) ofereceram hoje uma armada com navios e submarinos para impor o embargo de armas contra a Líbia, enquanto os aliados ocidentais buscam estabelecer o papel da organização na zona de exclusão aérea sobre o território líbio.


continua após publicidade

Seis países concordaram em contribuir com até 16 embarcações para impedir Muamar Kadafi de receber armas pelo Mar Mediterrâneo e a Turquia ofereceu cinco navios de guerra e um submarino, apesar de suas reservas sobre a campanha militar.


A missão da Otan terá meios para interceptar e subir a bordo de navios suspeitos, além de autoridade para disparar tiros de advertência contra embarcações que tentem fugir, informou um funcionário da organização. Mas a aliança de 28 países ainda não se definiu sobre seu possível papel na zona de exclusão aérea, estabelecida por uma coalizão liderada pelos Estados Unidos, França e Grã-Bretanha.


continua após publicidade

A França resiste em conceder o comando da campanha internacional à Otan, afirmando que operações lideradas sob a bandeira da aliança ocidental poderiam afastar países árabes que querem participar da ação. Após dias de debates, muitas vezes acalorados, embaixadores da Otan realizam novas negociações sobre o tema hoje. "As discussões continuam na Otan com um espírito positivo", disse a porta-voz da aliança, Oana Lungescu.


Depois de a França, a Grã-Bretanha e os Estados Unidos terem realizados ataques aéreos e lançado mísseis contra Kadafi, vários aliados da Otan que participam da ação pediram que o controle seja passado para a organização militar. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Otan quer ajudar a garantir embargo de armas à Líbia"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!