MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Mercadante: alerta contra desastres começa este ano

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou hoje que a primeira etapa do Sistema Nacional de Alerta a Prevenção contra desastres naturais vai entrar em operação até o próximo verão, que começa oficialmente no dia 21 de dezembro. Segund

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 22.03.2011, 17:15:02 Editado em 27.04.2020, 20:49:29
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, afirmou hoje que a primeira etapa do Sistema Nacional de Alerta a Prevenção contra desastres naturais vai entrar em operação até o próximo verão, que começa oficialmente no dia 21 de dezembro. Segundo ele, o trabalho que está sendo feito atualmente, com base em estudos geotécnicos já realizados, busca integrar a rede de satélites e radares, inclusive militares, e os institutos ligados ao clima.


continua após publicidade

"O modelo básico vai ser integrar tudo o que nós temos", afirmou Mercadante, após visitar a 9ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), em São Paulo. De acordo com o ministro, alguns Estados, como Rio de Janeiro, Espírito Santo e Alagoas, estão comprando satélites que também integrarão a rede nacional para a prevenção de desastres. "Com essa integração, vamos dar um aumento de eficiência muito grande para poder implantar já a primeira fase do sistema nas cidades que têm levantamento de áreas de risco", disse.


Mercadante afirmou que técnicos do ministério têm se reunido com representantes dos Estados do Nordeste para discutir a temporada de chuvas de inverno e afirmou que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) vai dar atenção à região para tentar implementar o sistema o mais breve possível.


continua após publicidade

O ministro destacou ainda o trabalho das Defesas Civis, subordinadas ao Ministério de Integração Nacional, de orientar a população, criar um plano de contingência e implantar os sistemas de alarmes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Mercadante: alerta contra desastres começa este ano"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!