MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Contrariando a ONU, tropas de Kadhafi entram em Benghazi

As tropas do ditador líbio Muammar Kadhafi entraram em Benghazi na madrugada deste sábado (19), forçando os rebeldes no local a recuarem e desafiando as ordens de cessar-fogo feitas pelas Nações Unidas na sexta-feira.   Segundo a agência Reuters, u

Da Redação

·
Imagem mostra explosão na periferia de Benghazi após a derrubada de um avião das forças leais a Kadhafi pelos rebeldes
Icone Camera Foto por AP
Imagem mostra explosão na periferia de Benghazi após a derrubada de um avião das forças leais a Kadhafi pelos rebeldes
Escrito por Da Redação
Publicado em 19.03.2011, 08:53:00 Editado em 27.04.2020, 20:49:37
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As tropas do ditador líbio Muammar Kadhafi entraram em Benghazi na madrugada deste sábado (19), forçando os rebeldes no local a recuarem e desafiando as ordens de cessar-fogo feitas pelas Nações Unidas na sexta-feira.

continua após publicidade

Segundo a agência Reuters, um porta-voz das forças rebeldes disse que as tropas entraram pelo oeste da cidade. Uma explosão também pode ter acontecido nos arredores do quartel-general do movimento contra o governo líbio.

Também segundo a Reuters, forças líbias leais a kadhafi, que está há 42 anos no poder, realizaram disparos contra a cidade rebelde de Misrata no início deste sábado e o fornecimento de água continua interrompido, disse um morador.

continua após publicidade

"(As forças de Kadhafi) bombardearam a cidade com quatro ou cinco projéteis de artilharia nas primeiras horas de sábado. A situação é relativamente calma agora. Mas eles seguem na periferia da cidade, e a água para Misrata segue cortada", disse Mohammed, morador da cidade, à Reuters por telefone.

Autoridades líbias negam estar atacando rebeldes e dizem estar respeitando o cessar-fogo. Relatos de Misrata não podem ser confirmados independentemente já que as autoridades em Trípoli não permitem que jornalistas cheguem à cidade.


Mais cedo, um avião militar das Forças Armadas da Líbia foi abatido por rebeldes líbios. Apesar da baixa, forças de Kadhafi teriam bombardeado intensamente a cidade de Benghazi, segundo informações da TV Al Jazeera. Tanques do coronel também entraram na segunda maior cidade da Líbia.

A ação acontece depois o anúncio de uma possível intervenção armada contra Kadhafi horas após uma reunião diplomática a ser realizada em Paris também neste sábado. Uma zona de exclusão aérea foi imposta pelo Conselho de Segurança da ONU no país.

Apesar de relatos sobre a desobediência ao cessar-fogo, o ministro de Relações Exteriores do país, Mussa Kussa, afirmou anteriormente que as operações militares estão paralisadas com o objetivo de proteger os civis.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Contrariando a ONU, tropas de Kadhafi entram em Benghazi"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!