MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Cetesb terá de avaliar areia das praias de SP

As areias das praias paulistas deverão ter a qualidade monitorada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). A exigência virou lei estadual, publicada ontem no Diário Oficial. Ainda não há um número definido de praias a serem analisada

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 17.03.2011, 10:51:02 Editado em 27.04.2020, 20:49:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

As areias das praias paulistas deverão ter a qualidade monitorada pela Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb). A exigência virou lei estadual, publicada ontem no Diário Oficial. Ainda não há um número definido de praias a serem analisadas, mas, segundo a companhia, a própria estrutura do Programa de Balneabilidade pode ser usada. Atualmente a Cetesb monitora 136 praias todas as semanas para verificar condições e qualidade da água. No caso de rios e reservatórios, são 30 pontos de amostragem.


continua após publicidade

A companhia ainda não tem previsão de quando o monitoramento vai começar. "É necessário criar um grupo de trabalho, para que sejam discutidos com representantes da Secretaria de Saúde e outros técnicos os critérios para monitoramento sistemático", disse José Eduardo Bevilacqua, da Diretoria de Tecnologia de Qualidade e Avaliação Ambiental da Cetesb. Segundo ele, a areia tem uma complexidade peculiar de análise. "Nem na Europa ainda há padrão estabelecido de qualidade."


A recomendação para que os órgãos ambientais de cada Estado avaliassem "as condições parasitológicas e microbiológicas da areia" foi feita há 11 anos, pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama). Em 2009, a Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou projeto que determinava a análise nas praias paulistas. Mas o texto do então deputado estadual Carlinhos Almeida (PT) - hoje federal - foi vetado pelo governador José Serra (PSDB). No começo do mês, os deputados estaduais derrubaram o veto e o documento foi sancionado pelo governador Geraldo Alckmin (PSDB). As informações são do jornalO Estado de S. Paulo.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Cetesb terá de avaliar areia das praias de SP"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!