MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Vice-presidente de fundação em Minas é afastado

A denúncia de uma série de irregularidades levou a Justiça a determinar o afastamento do vice-presidente da Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), Air Rabelo. A medida foi determina em ação que tramita na 9ª Vara Cível do Fórum Lafayette, em Belo

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 15.03.2011, 17:48:01 Editado em 27.04.2020, 20:49:47
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A denúncia de uma série de irregularidades levou a Justiça a determinar o afastamento do vice-presidente da Fundação Mineira de Educação e Cultura (Fumec), Air Rabelo. A medida foi determina em ação que tramita na 9ª Vara Cível do Fórum Lafayette, em Belo Horizonte, pelo Jair José Varão Pinto Júnior, em ação proposta pelos integrantes do Conselho de Curadores da instituição.


continua após publicidade

Na denúncia, os integrantes do conselho acusam Rabelo de nepotismo, por contratar irmão sem qualificação, por um "astronômico passivo trabalhista", causado principalmente pela demissão de 42 professores, de irregularidades na contratação de uma auditoria e de haver interesse do vice-presidente em um projeto imobiliário que utilizaria a área onde está situada a faculdade, no bairro Cruzeiro, um dos mais valorizados da região centro-sul de Belo Horizonte.


Os conselheiros, na ação que tramita na Justiça, acusam Rabelo de ser responsável por "incontáveis prejuízos à instituição devido à forma negligente, autoritária, parcial e irresponsável de sua atuação como gestor". Também há investigação do Ministério Público sobre desvio de patrimônio da fundação.


continua após publicidade

Para o juiz Jair Varão, há um conflito de interesses entre o vice-presidente e o Conselho de Curadores, que, pelo estatuto da entidade, tem poderes para decidir as ações administrativas a serem implementadas pela instituição. Segundo o magistrado, é "evidente que não há como o réu permanecer na qualidade de membro de um conselho, o qual teria desrespeitado".


"O réu, como administrador, mais do que qualquer um, há de atestar a conveniência de seu afastamento", afirmou o juiz, que ressaltou o interesse de milhares de alunos que "necessitam da credibilidade da Fumec". Na liminar, Varão determinou a contratação de uma auditoria externa imparcial na fundação.


A Fumec foi fundada em 1965. Atualmente, a instituição tem 15 mil alunos distribuídos em 27 cursos de graduação e 29 de pós-graduação, incluindo especializações, mestrados e um doutorado. Por meio de sua assessoria, a instituição afirmou que ainda não foi notificada da decisão judicial e que só se manifestará após recebê-la. Rabelo não atendeu o telefone na tarde de hoje. Ele ainda pode recorrer da decisão.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Vice-presidente de fundação em Minas é afastado"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!