MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Crise na Líbia ameaça segurança alimentar, diz FAO

A atual violência na Líbia representa uma séria ameaça à segurança alimentar no mundo árabe, por conta de sua dependência das importações de cereais, informou hoje a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO)."A crise atual provave

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.03.2011, 11:27:03 Editado em 27.04.2020, 20:49:57
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A atual violência na Líbia representa uma séria ameaça à segurança alimentar no mundo árabe, por conta de sua dependência das importações de cereais, informou hoje a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).


continua após publicidade

"A crise atual provavelmente terá impacto significativo na segurança alimentar da Líbia e de áreas próximas", afirmou Daniele Donati, diretor do serviço de operações emergenciais da FAO. "Na Líbia, a situação pode levar à interrupção das importações e ao colapso do sistema interno de distribuição. A redução dos estoques de alimentos e a perda da mão de obra rural são fatores que podem afetar seriamente a segurança alimentar no longo prazo", disse Donati.


Mais de 200 mil trabalhadores fugiram para países fronteiriços, incluindo Tunísia e Egito, na tentativa de escapar da violência na Líbia. Agências humanitárias estimam que até seis mil pessoas podem ter morrido desde meados de fevereiro após confrontos sangrentos entre grupos rebeldes e forças leais ao coronel Muamar Kadafi.


continua após publicidade

A crise da Líbia é a mais recente de uma onda de tumultos populares no mundo árabe. O Programa Alimentar Mundial (WFP, na sigla em inglês), também da ONU, prevê que 2,7 milhões de pessoas podem precisar de ajuda alimentar, como resultado da turbulência política na região, e pediu US$ 43,2 milhões para financiar uma ação emergencial.


A FAO teme que interrupções no comércio e o deslocamento da população possam prejudicar a produção doméstica, que está centrada em torno do porto de Benghazi, no leste da Líbia, o mais afetado pela crise. "Novas altas de preço no mercado internacional teriam um impacto devastador na capacidade das pessoas vulneráveis de cobrir suas necessidades básicas", segundo a organização. A taxa de inflação subiu 10,4% na Líbia durante a crise de alimentos de 2008. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Crise na Líbia ameaça segurança alimentar, diz FAO"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!