Geral

Rebeldes e forças pró Kadafi se enfrentam no leste líbio

Da Redação ·

Rebeldes da Líbia e forças pró Muamar Kadafi entraram em confronto hoje em Ras Lanuf, uma cidade portuária petrolífera no leste do país, após uma dura batalha na mesma área no dia anterior. "Nós não sabemos exatamente o que está ocorrendo em Ras Lanuf, mas ouvimos que ainda há confrontos", disse Salem Abdulrahman, um combatente rebelde. "Então seguiremos para lá. Nós vamos lutar e vamos vencer."


Um repórter da France Presse viu mais de 20 caminhões seguindo para Ras Lanuf após rebeldes finalmente permitirem que jornalistas deixem Ajdabiya, restringindo inicialmente o acesso por "razões de segurança". Ontem, a informação dos dois lados em confronto era de que Ras Lanuf havia voltado ao controle das forças de Kadafi.


Um comandante rebelde disse que suas tropas conseguiram retirar o Exército de Ras Lanuf, porém um médico em contato com combatentes afirmou havia apenas focos isolados de resistência rebelde. "No momento há dez mortos e dezenas de feridos pelos confrontos de quinta-feira, e esse número deve subir significativamente. Nós acreditamos que existam mais corpos na área", disse o médico Salem Langhi, que está em Brega, uma das cidades onde há confrontos.


"Ambulâncias não receberam permissão para ir até Ras Lanuf. O Exército está bloqueando a rodovia", disse Langhi, referindo-se aos partidários de Kadafi, que retomaram a cidade ontem, expulsando rebeldes que a ocupavam havia uma semana. "Rebeldes nos disseram que há ainda alguns bolsões de resistência em Ras Lanuf, e há ainda algum confronto, mas no momento o Exército está no controle da área", afirmou Langhi.


A televisão estatal disse que partidários do governo haviam "limpado" Ras Lanuf. Jornalistas da France Presse viram as forças da oposição se retirando e os tanques do Exército avançando cinco quilômetros a leste da cidade. As informações são da Dow Jones.

continua após publicidade