MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Cuba libertará dissidente e outros nove presos

O governo cubano libertará o médico Oscar Elías Biscet, de 49 anos, o mais emblemático dos quatro dissidentes que se recusaram a se exilar em março de 2003, e outras nove pessoas acusadas de cometerem crimes contra a segurança do Estado, as quais dever

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 11.03.2011, 00:36:01 Editado em 27.04.2020, 20:49:59
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O governo cubano libertará o médico Oscar Elías Biscet, de 49 anos, o mais emblemático dos quatro dissidentes que se recusaram a se exilar em março de 2003, e outras nove pessoas acusadas de cometerem crimes contra a segurança do Estado, as quais deverão viajar à Espanha, informou a igreja católica de Cuba nesta quinta-feira. Biscet, por sua vez, poderá permanecer no país. Ele foi destacado com a "Medalha Presidencial da Liberdade", concedida pelo ex-presidente dos EUA, Geoge W. Bush, em 2007, e em 2009 recebeu o prêmio "Príncipe das Astúrias da Concórdia", do governo espanhol.


As liberações se darão em virtude de convênio firmado entre a igreja e o governo da ilha, que desde julho do ano passado já libertou 49 dissidentes. Quarenta deles viajaram à Espanha com seus familiares e nove foram soltos e vivem em Cuba, apenas três aguardam a libertação na cadeia, aqueles três dissidentes que, ao lado de Biscet, se recusaram a sair do país em 2003.


Quando da prisão de Biscet, outras 75 pessoas foram detidas e levadas aos tribunais sob a acusação de receberem dinheiro e orientações dos EUA e de grupos interessados em destruir a revolução cubana. Biscet teria de cumprir sentença de 25 anos de prisão. As nove pessoas que deverão deixar o país são acusadas de pirataria, porte de armas e terrorismo. Foi em julho de 2010, após reunião entre o cardeal Jaime Ortega e o presidente Raúl Castro que se iniciou paulatinamente as libertações dos dissidentes. O então chanceler espanhol Miguel Angel Moratinos participou do encontro. As informações são da Associated Press.

continua após publicidade

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Cuba libertará dissidente e outros nove presos"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!