Geral

China planeja elevar orçamento para Defesa em 12,7%

Da Redação ·
 Soldados chineses ensaiam; Pequim tem o maior Exército do mundo
fonte: AP
Soldados chineses ensaiam; Pequim tem o maior Exército do mundo

O governo da China planeja aumentar seu orçamento para Defesa em 12,7% este ano, para 601,1 bilhões de yuans (US$ 91,4 bilhões), ante 533,4 bilhões de yuans em 2010, afirmou Li Zhaoxing, porta-voz do Congresso Nacional do Povo, cuja sessão anual começa amanhã. Segundo Li, os investimentos serão feitos em "desenvolvimento apropriado de armamento", bem como em treinamento e desenvolvimento de recursos humanos.


O aumento planejado para este ano é maior do que o de 7,5% registrado no ano passado, mas é significativamente mais baixo do que o crescimento anual médio de 19% nos anos anteriores a 2010. A notícia surge em meio a sinais de que o crescente poder econômico e militar da China está levando outros países da Ásia a fazerem investimentos militares.


A China tenta reduzir essas preocupações, argumentando que o crescimento do orçamento militar não é uma ameaça e continua relativamente pequeno de acordo com algumas medidas. Li observou que, com relação ao Produto Interno Bruto (PIB) do país, os gastos militares são baixos, "menores do que em muitos países". Li também afirmou que a Defesa vai corresponder a apenas cerca de 6% do orçamento nacional da China para este ano. As informações são da Dow Jones.

continua após publicidade