Geral

Santa Catarina tem 106 cidades em situação de emergência

Da Redação ·
 Bombeiros resgatam famílias desabrigadas devido à forte chuva em Santa Catarina
fonte: Flávio Neves/Folhapress
Bombeiros resgatam famílias desabrigadas devido à forte chuva em Santa Catarina

Desde janeiro deste ano, 106 municípios de Santa Catarina decretaram situação de emergência em decorrência das fortes chuvas que têm atingido o estado, de acordo com a Defesa Civil. As chuvas têm ocorrido de forma isolada, em regiões diferentes de Santa Catarina. O órgão não informou o número de pessoas que estão desabrigadas ou desalojadas.
 

continua após publicidade

Segundo a Defesa Civil, as fortes chuvas causaram prejuízos aos moradores das cidades. Além dos problemas com alagamentos, há estragos decorrentes de ventanias e deslizamentos de terra.
 

O Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Ciram) prevê menos chuva para esta semana. O sol deve aparecer pela manhã, mas há previsão de pancadas de chuva à tarde e à noite, principalmente no litoral do estado. Uma massa de ar seco que avança pelo litoral catarinense é responsável pela nebulosidade na região.
 

continua após publicidade

A Defesa Civil recomenda, em caso de temporais, que as pessoas procurem abrigo em áreas seguras e evitem o trânsito em locais abertos, próximo a árvores, placas ou objetos que possam ser arremessados. A população deve evitar contato com a água e não dirigir em lugares alagados.