MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Após dissolução do Parlamento, manifestantes deixam praça Tahrir

Milhares de manifestantes deixaram a praça Tahrir, no centro do Cairo, após a junta militar que assumiu o poder no Egito na sexta-feira anunciar a dissolução do Parlamento e a suspensão da Constituição, no domingo.   Em um comunicado transmitido pe

Da Redação

·
 Militares ajudaram manifestantes a retirar barracas da praça Tahrir
Icone Camera Foto por BBC Brasil
Militares ajudaram manifestantes a retirar barracas da praça Tahrir
Escrito por Da Redação
Publicado em 14.02.2011, 08:22:00 Editado em 27.04.2020, 20:51:07
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Milhares de manifestantes deixaram a praça Tahrir, no centro do Cairo, após a junta militar que assumiu o poder no Egito na sexta-feira anunciar a dissolução do Parlamento e a suspensão da Constituição, no domingo.

continua após publicidade

Em um comunicado transmitido pela TV, o Comando Militar que assumiu o poder no país anunciou que ficará no poder por seis meses ou até a realização de eleições.

O anúncio foi celebrado por muitos manifestantes que permaneciam acampados na praça Tahrir e que viram nisso um rompimento claro com o antigo regime.

continua após publicidade

No pronunciamento, o Comando Militar declarou ainda que irá formar um comitê para elaborar uma nova Constituição, que será depois submetida a um referendo popular.

O presidente Hosni Mubarak, que estava no poder desde 1981, renunciou na sexta-feira após 18 dias de protestos populares.

Os militares declararam feriado bancário nesta segunda-feira em uma tentativa de organizar o retorno do país à normalidade após quase três semanas de protestos e paralisações.

continua após publicidade

Segundo a agência de notícias Reuters, o comando militar deve proibir reuniões de sindicatos e organizações profissionais, proibindo na prática as greves, para forçar os egípcios a voltarem ao trabalho.


Muitos trabalhadores estariam se sentindo encorajados pelos protestos a se organizar e protestar pela derrubada de chefes, a quem responsabilizam pelas grandes desigualdades de renda dentro das empresas.

Transição

O correspondente da BBC no Cairo Wyre Davies disse que a praça Tahrir, principal ponto de concentração dos manifestantes anti-Mubarak no Cairo, estava praticamente vazia na manhã desta segunda-feira, com apenas alguns poucos manifestantes mais radicais ainda permanecendo no local.

continua após publicidade

A Constituição egípcia, suspensa no domingo, proibia muitos grupos e partidos de participar em eleições, deixando o Egito na prática com um Parlamento dominado pelos apoiadores do Partido Nacional Democrata (PND), de Mubarak.

Durante a transição, o gabinete de ministros indicado por Mubarak no mês passado, após o início dos protestos, seguirá governando, mas terá que submeter as decisões ao conselho militar para aprovação.

O opositor Ayman Nour, que concorreu contra Mubarak nas eleições presidenciais de 2005, descreveu as medidas anunciadas pelos militares como “uma vitória da revolução”.

O primeiro-ministro Ahmed Shafiq disse que sua principal prioridade é restaurar a segurança no país.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Após dissolução do Parlamento, manifestantes deixam praça Tahrir"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!