MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Obama fala com rei saudita sobre situação no Egito

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ressaltou a importância de uma transição política significativa e duradoura no Egito, em telefonema a um aliado, o rei Abdullah, da Arábia Saudita, segundo informaram funcionários. Em comunicado, a Casa Branc

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.02.2011, 10:39:02 Editado em 27.04.2020, 20:51:17
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, ressaltou a importância de uma transição política significativa e duradoura no Egito, em telefonema a um aliado, o rei Abdullah, da Arábia Saudita, segundo informaram funcionários. Em comunicado, a Casa Branca confirmou a conversa, ocorrida ontem.


continua após publicidade

"O presidente também reafirmou o compromisso de longo prazo dos EUA para a paz e a segurança na região", diz o comunicado. O presidente egípcio, Hosni Mubarak, é pressionado há dias por protestos exigindo sua renúncia. O rei Abdullah já condenou os esforços de "intrometidos", que segundo ele querem interferir na estabilidade egípcia.


Ao lado do Egito, os sauditas são um aliado crucial dos EUA no Oriente Médio. O jornal britânico The Times afirmou hoje que a Arábia Saudita ameaçou apoiar Mubarak, caso a Casa Branca tente forçar uma mudança rápida de regime no Egito. Citando fontes não identificadas, o jornal afirma que o rei Abdullah, em conversa com Obama em 29 de janeiro, advertiu contra uma possível humilhação de Mubarak. O rei saudita teria afirmado que apoiaria o presidente egípcio se os EUA retirarem seu programa de ajuda ao país, de US$ 1,5 bilhão por ano.


continua após publicidade

A Arábia Saudita ressaltou que Mubarak deve ficar no cargo para monitorar a transição do país para a democracia, deixando a presidência com dignidade. Mubarak já prometeu que não concorrerá à reeleição em setembro, mas os manifestantes exigem sua saída imediata. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Obama fala com rei saudita sobre situação no Egito"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!