MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Manifestantes egípcios tentam bloquear Parlamento

Várias centenas de manifestantes egípcios tentam hoje bloquear os prédios do Parlamento no Cairo como parte da campanha para depôr o regime do presidente Hosni Mubarak. O complexo é protegido por tropas apoiadas por veículos blindados, mas não houve violê

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 09.02.2011, 09:39:02 Editado em 27.04.2020, 20:51:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Várias centenas de manifestantes egípcios tentam hoje bloquear os prédios do Parlamento no Cairo como parte da campanha para depôr o regime do presidente Hosni Mubarak. O complexo é protegido por tropas apoiadas por veículos blindados, mas não houve violência. Os manifestantes realizaram um bloqueio sentando-se no chão para impedir o acesso à câmara baixa, assim como outras centenas de pessoas que ocupam a Praça Tahrir, no centro da capital egípcia.


continua após publicidade

O Parlamento é dominado pelo partido de Mubarak, o Partido Nacional Democrático, graças a regras duras sobre quem pode participar das eleições. Os manifestantes veem isso como parte de seu regime autocrático. Milhares de manifestantes pró-democracia têm acampado na Praça Tahrir desde 28 de janeiro para exigir a saída de Mubarak.


O governo ofereceu reformas constitucionais e Mubarak prometeu não tentar a reeleição em setembro ou fazer de seu filho seu sucessor, mas o presidente diz que pretende permanecer no cargo até o final de seu mandato, enquanto os manifestantes exigem que ele saia imediatamente.


continua após publicidade

Nesta quarta-feira, milhares de manifestantes continuavam acampados na Praça Tahrir, no 16º dia de protestos contra o governo, um dia depois da maior concentração no local contra Mubarak. A maioria dos milhares de manifestantes que lotaram a praça ontem foi para casa, mas o núcleo do grupo que ocupa o espaço há 12 dias continua no local em barracas improvisadas.


O vice-presidente Omar Suleiman tentou esfriar os protestos ao iniciar uma diálogo com alguns grupos de oposição com o objetivo de reformar a Constituição e preparar o país para eleições livres. Mas na praça, a principal exigência dos manifestantes continua a ser a saída de Mubarak.


A presença da proscrita Irmandade Muçulmana nos protestos provocou temores em alguns países do Ocidente de que o movimento possa ser capturado por islamitas. Mas os manifestantes - islamitas, secularistas, esquerdistas, liberais e jovens frustrados sem ideologia mobilizados pelo ativismo na internet - afirmam que seu objetivo é a realização de eleições livres para todos.


Os manifestantes pretendem permanecer na praça até a queda da Mubarak e diariamente recebem ajuda de simpatizantes que levam suprimentos. As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Manifestantes egípcios tentam bloquear Parlamento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!