MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Unesco vai avaliar templo entre Tailândia e Camboja

O escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) informou hoje que vai enviar uma missão urgente para examinar um templo hindu construído há 1 mil anos e que foi danificado durante uma disputa entre a Tailândia

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.02.2011, 13:45:03 Editado em 27.04.2020, 20:51:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O escritório da Organização das Nações Unidas (ONU) para Educação, Ciência e Cultura (Unesco) informou hoje que vai enviar uma missão urgente para examinar um templo hindu construído há 1 mil anos e que foi danificado durante uma disputa entre a Tailândia e o Camboja.


continua após publicidade

"Eu pretendo enviar uma missão para a região o mais rápido possível para avaliar o estado do templo", que está na lista da Unesco de patrimônios da humanidade desde 2008, afirmou a diretora-geral da entidade, Irina Bokova, em comunicado. Ela pediu "calma e moderação" ao redor do templo Preah Vihear.


Construído num despenhadeiro no século 11 em honra ao deus hindu Shiva, Preah Vihear é o mais conhecido exemplo da arquitetura Kmer fora do complexo de Angkor, onde se encontra o famoso templo de Angkor Wat. Uma disputa sobre o trecho de terra onde o templo está localizado, reclamado pela Tailândia e pelo Camboja, se acentuou na semana passada. A violência deixou oito pessoas mortas e desalojou milhares de famílias dos dois lados da fronteira.


continua após publicidade

"Locais que são patrimônio da humanidade são uma herança de todo o mundo e a comunidade internacional têm uma responsabilidade especial de assegurar (sua conservação)", diz o comunicado divulgado pela Unesco, que tem sede em Paris. "Isso exige um esforço coletivo. O patrimônio deveria unir as pessoas e servir como um instrumento de diálogo e compreensão mútua, não de conflito". As informações são da Dow Jones.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Unesco vai avaliar templo entre Tailândia e Camboja"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!