MAIS LIDAS
VER TODOS

Geral

Mubarak cria comissão para reformular a Constituição

Sob pressão popular e da comunidade internacional, o presidente do Egito, Hosni Mubarak, assinou hoje (8) o decreto que define a criação de uma comissão para reformar a Constituição. A medida foi anunciada pelo vice-presidente egípcio, Omar Suleiman. P

Da Redação

·
 Mubarak está sob forte pressão popular
Icone Camera Foto por Divulgação
Mubarak está sob forte pressão popular
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.02.2011, 13:35:00 Editado em 27.04.2020, 20:51:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Sob pressão popular e da comunidade internacional, o presidente do Egito, Hosni Mubarak, assinou hoje (8) o decreto que define a criação de uma comissão para reformar a Constituição. A medida foi anunciada pelo vice-presidente egípcio, Omar Suleiman. Porém, não encerra o impasse com a oposição, que lidera uma onda de protestos há 15 dias. As informações são da agência pública de Portugal, Lusa.

continua após publicidade

Para os oposicionistas, o ideal era instalar uma Assembleia Constituinte independente com a missão de alterar a Constituição garantindo uma série de direitos. A oposição quer o fim da censura, a suspensão das medidas de emergência em vigor há quase três décadas e a libertação de cerca de 10 mil dissidentes políticos.


A instalação da comissão Constitucional foi negociada anteontem (6) durante reunião entre integrantes do governo e representantes da oposição inclusive a Irmandade Muçulmana – grupo religioso considerado ilegal no Egito – em defesa de uma transição pacífica e democrática.

Paralelamente, Mubarak reiterou que não se candidatará à reeleição em setembro, mas pretende ficar no cargo até dezembro, quando transmite o poder ao sucessor. Para a oposição, o presidente deve deixar o governo imediatamente.

continua após publicidade

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Antonio Patriota, defendeu que Mubarak ouça o apelo popular.

A onda de protestos no Egito provocou, segundo as Nações Unidas, cerca de 300 mortes e registrou mais de 3 mil feridos. A Praça Tahrir, no centro do Cairo, virou uma espécie de concentração para os manifestantes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Geral

    Deixe seu comentário sobre: "Mubarak cria comissão para reformular a Constituição"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!