Geral

Terremoto de 5,6 graus na escala Richter atinge o Chile

Da Redação ·

A 22 dias de relembrar o pior terremoto da história recente do país, a população do Chile viveu ontem (5) mais um dia de sustos. No começo desta tarde, tremores de terra de 5,6 graus de magnitude na escala Richter atingiram as regiões de Maule, BíoBío, Araucanía e Los Rios. As informações são do Instituto Geológico dos Estados Unidos (cuja sigla em inglês é USGS)

continua após publicidade

Não há registros de vítimas nem danos materiais expressivos, de acordo com as autoridades chilenas. O Escritório de Emergências do Chile (cuja sigla em espanhol é Onemi) mede os abalos sísmicos com base na escala de Mercalli, que avalia a intensidade – imperceptível, fraco, moderado, forte e intenso. No caso dos tremores de hoje variaram de fraco a forte - de 2 a 5 graus.

continua após publicidade

Em 27 de fevereiro de 2010, o Chile viveu o pior terremoto dos últimos 50 anos. O país foi atingido por tremores de terra que chegaram a 8,8 graus de magnitude na escala Richter e provocou tsunamis. Desde então há registros de tremores menos intensos em todo país.

Ainda é um desafio do governo do presidente do Chile, Sebastián Piñera, a reconstrução do país. No dia da posse dele, em março, houve abalos sísmicos que geraram medo em várias autoridades presentes, inclusive o príncipe Felipe da Espanha.